LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

Um dia para a história…

rbozelli por rbozelli
06/09/2024
in Encontro Científico
8
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp
Exposição de projetos de EA desenvolvidos na disciplina Educação e Gestão Ambiental do Depto de Ecologia
Exposição de projetos de Educação Ambiental desenvolvidos na disciplina ‘Educação e Gestão Ambiental’ do Departamento de Ecologia, do Instituto de Biologia/UFRJ.

O dia 06/02/2013 foi um dia histórico para o Laboratório de Limnologia, para a Departamento de Ecologia e para todo o Instituto de Biologia. O que será que aconteceu? De onde viria tanta empolgação? Não seria um exagero?  Um dia para ser histórico na vida de uma instituição não precisaria ser um dia único, muito especial e de um evento bombástico?

Naquele dia, em um dos corredores do nosso gigantesco prédio, bem próximo da secretaria do Departamento de Ecologia era possível ver grupos de alunos rodeando painéis e explicando-os aos passantes,  interessados e curiosos. E entre as explicações, ouvia-se: “A educação ambiental tem um papel muito importante no enfrentamento das questões ambientais, pois nos auxilia a entender toda a lógica capitalista que as alimenta”; ou “A educação ambiental tem que ser interdisciplinar e isto temos que aprender aqui”; ou ainda “Nós que em breve seremos ecólogos, também precisamos das ferramentas da educação ambiental para exercermos as diversas possibilidades profissionais que temos na sociedade atual”; e como um último exemplo: “Uma disciplina como esta nos dá o embasamento para produzir um material adequado nos seus aspectos conceituais, práticos e políticos para auxiliar os professores das escolas dos níveis elementar e médio a ensinarem sobre meio ambiente, uma tarefa da qual a universidade não deve fugir”.

Pois bem, tratava-se de uma atividade da disciplina Educação e Gestão Ambiental, uma disciplina eletiva do Departamento de Ecologia, oferecida pela Profa. Dra. Laísa Freire Santos, do Laboratório de Limnologia. Como não se empolgar ao ver e ouvir que uma situação está de fato mudando e ajudamos nisto? Sempre (que para mim significa 23 anos), que não temeria em estender por mais que isto, senão a quase totalidade dos mais de 40 anos de nosso Instituto, se ouviu por nossos corredores o pedido/a reclamação dos nossos alunos por uma disciplina de Educação Ambiental. Disciplina esta que no ensino à distância já havíamos ajudado a implantar, mas que no ensino presencial não.

Não cabe agora desfiar o que acreditamos possam ser as razões para tamanho atraso. Pode ser que colegas de outros institutos estejam de fato achando um exagero, e que a razão não seja suficiente para denominar este dia de histórico. Sim, talvez porque para alguns isto se deu há tanto tempo, e hoje já seja tão óbvio que é difícil ver nisto um grande feito. Admiro-os por estarem já tão à frente, por certo construindo outros momentos tão importantes quanto. Mas vocês discordariam de que estes ou outros tantos momentos que todos temos feito acontecer não necessariamente precisam ser sempre grandiosos para serem históricos? Afinal, são tantos os campos, os embates, os combatentes, que ninguém melhor que nós mesmos para dimensionar o tamanho e o valor de nossas lutas.

Os velhos já diziam: “Cada um sabe onde seu calo aperta”. Mais novos também disseram: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. A história que sabemos centra-se nos grandes fatos e é aquela que alguém contou. A história de fato é aquela que aconteceu, numa sequência geralmente desconhecida de fatos muito menores. Conto esta história e muitos sabemos que não foi fácil. E muitos sabemos que muitos ajudaram. Não é mesmo Deia, Erica, Margarete, Fernanda, Cristina, Alexandre, Aline, Marcela? Ainda que esqueça alguns nomes, sei que não se aborrecerão conosco.

Previous Post

Biodiversidade e mudanças climáticas: mecanismos de estabilidade

Próximo Post

Quando o Google procura por cadeias tróficas

rbozelli

rbozelli

Related Posts

Limnonews – Limnologia UFRJ
Ecologia

Eu e a Limnologia, a Limnologia e eu

abril 17, 2025
O que sustenta os ecossistemas aquáticos?
Encontro Científico

II Encontro do Bromeliad Working Group

setembro 6, 2024
XV Congresso Brasileiro de Limnologia
Encontro Científico

XV Congresso Brasileiro de Limnologia

setembro 6, 2024
Limnonews – Limnologia UFRJ
Encontro Científico

Indo além dos balões da Capadócia: 8th Shallow Lakes Conference – discutindo ecologia em terras turcas!

setembro 6, 2024
Encontro Científico

ESA 2014 – A Limnologia/UFRJ estava lá!

setembro 6, 2024
Limnonews – Limnologia UFRJ
Encontro Científico

O Bonito CBL 2013

setembro 6, 2024
Próximo Post
Limnonews – Limnologia UFRJ

Quando o Google procura por cadeias tróficas

Comments 8

  1. Sandra Bartole says:
    12 anos ago

    Que Legal!! Parabéns essa turma toda citada pelo Reinaldo, lembrando que em anos bem longe, mal tínhamos aulas de ecologia…….

    Responder
  2. RafaGuariento says:
    12 anos ago

    Acho queo grande desafio (posso estar errado!!!) é fazer com que todo mundo tenha a clara distinção entre educação abiental e ensino de assuntos relacionados ao meio ambiente. Eu ainda faço confusão!

    Responder
    • rbozelli says:
      12 anos ago

      Acho uma preocupação real a sua e que vejo presente de forma mais frequente do que pode parecer. E portanto devemos nos dedicar a esclarecer isto. Quando falo esclarecer significa que devemos conversar sobre isto, construir este entendimento. De cara eu diria que ensinar sobre coisas do ambiente me parece uma ação que visa mais ao conteúdo, à informação, a ferramentas mais técnicas de lidar com o MA. Já a EA ambiental pede algo mais além. Os conteúdos ensinados devem ser postos em um contexto sociopolítico, devem ter um olhar histórico das questões e devem envolver as pessoas a agirem individual e coletivamente no enfrentamento das questões ambientais, visando a uma transformação da situação num processo que as pessoas conquistam autonomia para agir e tomar decisões. O ensino sobre o MA não necessariamente. É um começo?

      Responder
      • RafaGuariento says:
        12 anos ago

        Com certeza é um começo! De fato me parece que a Educação Ambiental contempla bastante coisa, é muito abragente e vai além da divulgação ou ensino. É algo que só é possível, acredito eu, pelo fato dos problemas ambientais serem tão frequentes e visíveis no nosso dia a dia. E talvez pelo fato da maoria destes probelmas terem raízes sócio-econômicas e não “ecológicas”.

        Responder
  3. Germán Llerena says:
    12 anos ago

    ¡Felicidades desde Sant Cugat (Barcelona)! Aquí estamos todavía lejos de eso, pero quizás vuestro ejemplo anime al alumnado de ciencias Ambientales y Biología a pedir esa materia a la universidad.
    Un abrazo desde lejos, pero sintiéndonos partícipes de ese momento histórico.
    Germán
    Gresc@ (UAB)

    Responder
    • rbozelli says:
      12 anos ago

      Prezado Germán,
      obrigado pelas felicitações e pelo interesse neste nosso pequeno avanço. Repartindo nossas conquistas entendemos melhor o alcance delas, mas principalmente fazemos justiça a todo o processo, quando recebemos ajuda de tantas pessoas. Há sempre tanto por fazer, e o importante é não desistir. A resistência às mudanças sempre existiu e sempre existirá. Quando puder conte-nos das suas vitórias, pois tenho certeza que elas existem. Um abraço amigo a você. Reinaldo.

      Responder
  4. laisa says:
    12 anos ago

    Muchas gracias Germán.

    Responder
  5. Pingback: Relatos do Sétimo Congresso Mundial de Educação Ambiental (تقارير المؤتمر العالمي السابع للتربية البيئية) | Laboratório de Limnologia/UFRJ

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Archives

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • setembro 2022
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • janeiro 2020
  • julho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • fevereiro 2019
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Categories

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade
Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';