LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

E na Escola, como lidamos com as mudanças climáticas?

rbozelli por rbozelli
06/09/2024
in Educação
4
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp

Prezados Amigos do Blog da Limnologia UFRJ,

Olha eu aqui de novo. Vocês já devem estar se perguntando se será toda semana assim, uma defesa de dissertação ou tese para anunciar. Quem dera, afinal são estes jovens empolgados e determinados que estão produzindo este conhecimento novo tão necessário a entender e lidar com o mundo de hoje.

Quero anunciar-lhes a defesa da dissertação de mestrado da Gabriela Maia, aluna que orientei no PPGCIAC, com a ajuda do Prof. Luiz Couceiro, antropólogo do NUPEM. A Gabriela e o seu trabalho significam muito para mim e por tabela, julgo que também para nosso Laboratório. Os mais velhos compreenderão de súbito, mas os mais novos precisam de algumas palavras sobre esta simbologia toda embutida no provocante trabalho da Gabriela, uma geógrafa formada pelo IFF de Campos, onde fez sua monografia em escolas de Macaé, sob a orientação do José Maria Miro.

O Zé Maria, hoje professor do IFF, foi aluno e técnico da UFRJ, e por um tempo administrador do NUPEM. Participou das Fichas dos Seres 1, junto com o Alexandre Lopes, esteve envolvido intensamente com os primeiros passos da Educação Ambiental do NUPEM, arrastando centenas de crianças pelas areias quentes de Jurubatiba. A Gabriela é nossa primeira aluna que defende um trabalho de pós-graduação naquela casa que pusemos de pé, materializando um sonho que cultivamos com suor e luta durante anos. Nunca esquecemos que era preciso fazer mais por aquela região. Logo virão outras tantas defesas, a solidificar este edifício que não é só matéria, mas conhecimento para a transformação, o respeito ao ambiente, a equidade social. Orgulhem-se que os frutos do trabalho de nós todos estão aparecendo, e não são pouco, e não são comuns.

Sou suspeito para falar do trabalho da Gabriela, mas vamos lá: A dissertação é intitulada “Uma investigação da abordagem sobre mudanças climáticas em uma escola de Macaé-RJ”. Com a competente ajuda do Prof. Couceiro, Gabriela fez um curioso, instigante e provocante mergulho etnográfico na realidade de uma escola. Ao viver intensamente a rotina da Escola Municipal Maria Letícia, em Novo Cavaleiros, Gabriela se propôs a identificar elementos da construção de conhecimento acerca deste tema de grande relevância internacional, em uma turma do ensino fundamental.

Através da observação etnográfica foram levantados elementos que estruturam as relações sociais daqueles estudantes e da própria escola pesquisada. Para subsidiar teoricamente a prática em campo, a dissertação explora a bibliografia acerca do tema, com o intuito de deixar claro o cenário de incertezas e de discussões intensas entre alguns cientistas e o órgão responsável pela divulgação dos dados: o IPCC.

Para nortear a sua vivência na escola, a Gabriela apoiou-se em teóricos das ciências sociais e antropológicas, no sentido da observação do grupo investigado, assim como na identificação de conceitos das relações sociais estabelecidas no campo. Dessa forma trata-se de uma pesquisa de cunho interdisciplinar pelo fato do tema central ser as mudanças climáticas e o aquecimento global, uma abordagem ambiental e o método de pesquisa ser a etnografia, uma ferramenta das ciências sociais.

Pouco foi identificado sobre o assunto no cotidiano escolar, mas devido à observação diária foi possível levantar dados que contribuem para facilitar a abordagem na escola e os fatos que dificultam o aparecimento dessas discussões no ambiente escolar. Na banca estarão o Prof. Rodrigo Rosistolato, etnógrafo e educador da Faculdade de Educação da UFRJ e o Prof. Gustavo Camargo, filósofo do NUPEM, alguma dúvida de que será interessante e simbólico.

Em tempo, Gabriela é professora da rede municipal de ensino de Macaé. Querem mais simbologia?

Abraços a todos!

Previous Post

Limnologia e Inspiração

Próximo Post

Cadernos NUPEM: O Zooplâncton das Lagoas Costeiras do Norte Fluminense

rbozelli

rbozelli

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
Limnonews – Limnologia UFRJ

Cadernos NUPEM: O Zooplâncton das Lagoas Costeiras do Norte Fluminense

Comments 4

  1. laisasa says:
    12 anos ago

    Parabéns a Gabriela pelo trabalho realizado. Tenho certeza que dará mais bons frutos!

    Responder
  2. RafaGuariento says:
    12 anos ago

    O Zé Maria vive!!!!! Esse post já veleu a pena! Mas falando sério essa é uma abordagem fantástica. Extremamente preciosa na contrução de uma sociedade mais interessada em ciência de forma geral. Uma excelente e “cutting-edge” fonte sobre aquecimento global pode ser obtida semanalmente neste blog: http://tamino.wordpress.com . É um blog muito bom sobre evidência do aquecimento global balizadas em rigorosas análises estatísticas de evidências que surgem todos os dias. É um ótimo local pra aprender estatística também. Um blog voltado para um público mais acadêmico em contrapartida.

    Responder
    • rbozelli says:
      12 anos ago

      Ei Rafael,

      valeu pela dica. Um dos caminhos apontados pela Gabriela já diz que precisaremos nos envolver mais, falta informação, falta ciência, falta material de qualidade para dar ao professor a tranquilidade para ele poder penetrar no mundo complexo das mudanças climáticas. Certamente que espaços da internet como este que você sugere tornam-se apoio importante, senão para eles diretamente, talvez para nós avançarmos na interação com eles. Este mundo ainda anda muito assombrado pelos demônios!

      Responder
  3. rbozelli says:
    12 anos ago

    A defesa da Gabriela foi algo muito forte para mim. E toda a simbologia se fez emoção, mas a razão guiou até o fim. Depois de tudo finalizado, claro que elas se misturaram. Não havia como ser diferente. Hoje se defende dissertação no NUPEM, e naquela casa, professoras do município como a Gabriela tem acesso. Colocamos mais um elo nesta cadeia, mais uma peça neste sistema, mais um pedaço neste mosaico. Com conhecimento, com ciência estamos mais fortes para enfrentar tanto desmando, tanta insensibilidade, tanto crime ambiental. Vocês nem imaginam como tremi nesta banca, mais que a candidata, afinal, era uma banca de filósofo, antropólogo e ecólogo e geógrafa defendendo. A segunda dissertação do PPGCIAC foi de fato um trabalho interdisciplinar, analisado e julgado desta forma. UFA!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Archives

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • setembro 2022
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • janeiro 2020
  • julho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • fevereiro 2019
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Categories

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade
Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';