O 99th Ecological Society of America Annual Meeting que ocorreu entre os dias 10 e 15 de agosto na cidade de Sacramento – Califórnia nos Estados Unidos contou com a participação de milhares ecólogos de todo o mundo e a Limnologia/UFRJ mandou seus representantes. Para aqueles que não conhecem o encontro, O ESA Annual Meeting é o principal encontro científico sobre Ecologia, o que se justifica pela intensa discussão de ideias, presença de pesquisadores renomados, premiações e pela qualidade dos trabalhos apresentados.
O tema do encontro este ano foi “From Montains to Oceans: It’s all Ecology!” (De Montanhas a Oceanos: É tudo Ecologia!”). O tema chama a atenção para a abrangência desta ciência e concorda com a posição de Ramon Margalef (1919-2004), um dos maiores ecólogos de todos os tempo. Ao ser indagado sobre a definição de Ecologia, Margalef: “Prefiro não defini-la. Qualquer definição seria restritiva demais ao escopo deste ramo da ciência”. Esta temática contempla a diversidade de trabalhos e de palestras apresentados durante o encontro. Foram mais de 1000 apresentações orais, centenas de pôsteres e palestras temperados com apresentações e a participação intensa de referências em diversas áreas da Ecologia.
O Laboratório de Limnologia esteve representado com a participação de 6 membros, 3 pôsteres e 1 apresentação oral. Os trabalhos apresentados tratavam de temas de pesquisa desenvolvidos pelo grupo de pesquisa e foram bem prestigiados. A mestranda Juliana da Silva Leal discutiu os principais resultados de sua dissertação de mestrado que trata dos efeitos das mudanças nos padrões de precipitação na dinâmica de Bdlloidea em bromélias-tanque (Rainfall changes favoured tolerant groups independently of resource diversity). Já a mestranda Antonella Petruzzella apresentou os resultados do trabalho que desenvolveu durante sua iniciação científica que ressalta os interessantes efeitos que o dano em macrófitas aquáticas, assim como aqueles causados por herbívoros, pode ter na contribuição destas plantas para a emissão de metano (Does herbivore damage increases methane emission by aquatic macrophytes?). A doutoranda Clarice Casanova apresenta seu tema de pesquisa demonstrando a importância das substâncias húmicas na estruturação da comunidade zooplanctônica em ecossistemas aquáticos naturais (Zooplankton community shifts along a natural humic substances gradiente). Além destes três pôsteres, a doutora Aliny P. F. Pires discutiu em sua apresentação os efeitos combinados de mudanças nos padrões de precipitação e perda da biodiversidade na regulação dos efeitos tróficos para a emissão de gases estufa por ecossistemas aquáticos (Climate change regulates trophic effects on carbon dioxide and methane emission).
É, sem dúvida, uma oportunidade ímpar poder participar de um encontro e discutir com os autores os trabalhos que estarão publicados nas principais revistas científicas nos próximos meses. Exato. Não é raro você se deparar com uma apresentação oral, palestra ou pôster da ESA ao ler um artigo na Ecology, Ecology Letters, Frontiers, Nature ou Science. Além disto, muitos artigos são propostos e construídos durante o encontro durante simpósios específicos, requisitados ou propostos por algum pesquisador.
Gostou? O próximo encontro acontecerá na cidade de Baltimore – Maryland entre os dias 9 e 14 de agosto e é especial por ser o centésimo. O tema será “Ecological Science at the frontier” (A ciência ecológica na fronteira) e evoca uma discussão sobre os atuais desafios da Ecologia. É prevista uma série de atividades comemorativas que incluem premiações e homenagens a uma série de ecólogos que construíram a base da Ecologia que fazemos hoje! Sem dúvida, será um encontro ainda mais especial!
Nos encontramos lá!
Quer ter acesso e discutir os trabalhos apresentados pelos pesquisadores do Laboratório de Limnologia no 99th ESA Annual Meeting?
Entre em contato:
Aliny P. F. Pires: alinypfpires@gmail.com
Antonella Petruzzela: antonellabio@gmail.com
Clarice Casanova: casanovacla@gmail.com
Juliana Leal: leal.julianasilva@gmail.com
Comments 1