LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

Limnologia para todos: uma ação entre universidade e escola

Laísa por Laísa
06/09/2024
in Limnologia
2
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp

Autores: Mariana Brück e Laísa Freire

SAM_3050Estudos acerca do conhecimento científico com fins de educação e divulgação científica têm sido realizados por vários autores no campo da educação e do ensino de ciências. Segundo Santos (2000), vem crescendo o número de trabalhos sobre os saberes presentes nos processos educativos escolares, com o intuito de valorizar outros saberes como aqueles da experiência social e cultural, do senso comum e da prática, como fundamentais no desenvolvimento de habilidades e competências dos indivíduos. Assim volta-se um olhar para a cultura escolar, analisando as práticas e os valores presentes no seu cotidiano. Partindo da afirmação de Tardif (2000) de que a escola é um espaço de produção de saberes e, nesse sentido, outra concepção de saber se estrutura, buscamos através da proposta da visita de estudantes ao laboratório de limnologia uma ação de divulgação científica que aproxime a relação universidade e escola.

Marandino (2005) assegura que o processo de socialização do conhecimento científico é cercado de desafios, posições polêmicas e embates, porém se assume como necessidade ética a importância de levar as informações produzidas pela ciência e tecnologia a um público cada vez mais amplo, como instrumento de cidadania. E de qualquer modo, os processos e produtos da ciência e da técnica impregnam nosso cotidiano e, para além da discussão sobre as reais intenções da divulgação da ciência, é fundamental que se promova a apropriação desses conhecimentos pela população como forma de inclusão social.

A partir desses pressupostos, construímos desde junho de 2014, sob a coordenação do Frederico Meirelles e da professora Laísa Freire uma proposta de visita ao laboratório de limnologia, que tem como público alvo estudantes do ensino médio. A proposta do laboratório é originar um diálogo com os estudantes, fazendo com que eles criem interesse pelos temas a serem abordados, e que eles apresentem questionamentos como forma de complementarem seus conhecimentos acerca dos assuntos. Tendo como principais objetivos apresentar  pesquisas ecológicas e em educação em ciências que estão em desenvolvimento no laboratório, relacionar as pesquisas em limnologia com as questões sociais e ambientais contemporâneas, discutir conseqüências da disponibilidade, distribuição e qualidade da água e apresentar informações sobre ciência e método científico.

Antes da visita, realizamos no mês de agosto um plano piloto entre os membros do laboratório com o intuito de acertar todos os detalhes de locomoção, distribuição e tempo entre as atividades, o qual foi de extrema importância para todos os envolvidos diretamente na visita, pois nos permitiu sair do imaginário levando a construção de uma visão geral dos conteúdos e logística.

A visita foi realizada no dia 19 de setembro e contou com a participação de 38 estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola de Teresópolis. Contou com a presença também de dois professores desta escola.

SAM_3119

Boas vindas do professor Reinaldo Bozelli.

Como método de trabalho, foram apresentados dois vídeos. Os vídeos têm como intuito mostrar a importância da bacia hidrográfica, a disponibilidade, distribuição e qualidade da água, buscando a identidade com o ambiente escolar e mostrando a aplicação social da ciência, com perspectiva de fomentar um debate pontuado em assuntos como a definição de ciência e método científico.  Em seguida fizemos uma demonstração das interações e funções dos peixes na água, atividade realizada em colaboração com o laboratório de ecologia de peixes.

SAM_3095

Ecologia de Peixes como conteúdo da visita.

Na parte da visita às instalações do laboratório, realizamos demonstração de experimentos, observação de organismos e apresentação de equipamentos e procedimentos de coleta em campo e análise em laboratório. A proposta das atividades em cada setor é que se tenha a formulação de considerações sobre população, comunidade, ecossistema, matéria em circulação, energia, os quais eles já têm predefinido e assim ligando de forma didática os eventos de cada setor, além de demonstrar a dinâmica do laboratório.

SAM_3085SAM_3078

Conhecendo as diferentes linhas de pesquisa do laboratório.

Também apresentamos materiais de coleta em campo e os estudos voltados para a educação em ciências e educação ambiental com ênfase nos materiais didáticos produzidos.

SAM_3083

A maleta do limnólogo gerou curiosidade sobre os equipamentos de coleta em campo!

SAM_3130A proposta da visita ao laboratório tem como perspectivas futuras atingir escolas do ensino público, garantindo uma integração entre a universidade e a escola, além de se expandir para todos os laboratórios do departamento de ecologia. A proposta nos mostra também o grande desafio à formação de pesquisadores, pois cada vez mais a ciência reconhece seu papel social. Marandino (2005) afirma que a ciência busca uma formação de iguais competências na sociedade em geral e na escola básica, que a investigação científica faz um apelo ao ensino como seu complemento necessário, pois é necessário ao cientista um destinatário que possa, por sua vez, ser um remetente, que seja um parceiro. Da mesma forma, é importante que a sociedade entenda a importância da ciência para ser o seu avaliador e remetente final, mesmo sem conhecer a linguagem científica. Contudo, para que tais ações ocorram é necessário que haja um trabalho integrado e interdisciplinar envolvendo pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, tanto disciplinares quanto pedagógicos.

 SAM_3124

Finalizamos a visita com a hora do lanche e avaliação.

Agradecemos a todos os integrantes do laboratório pelo envolvimento e seriedade com o trabalho realizado.

Referências bibliográficas

MARANDINO, M., (2005). A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. Revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos, n…, p…, vol 12

SANTOS, L.L.C.P., (2000). Pluralidade de saberes em processos educativos. In: CANDAU, V.M.F. (org.). Didática, currículo e saberes. Rio de Janeiro: DP&A, p. 46-59.

TARDIF, M., (2000). O conhecimento dos professores. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica (mimeo.).

Previous Post

Introdução à Análise de Séries Temporais: como esses modelos são usados para responder questões ambientais?

Próximo Post

Limnologia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014

Laísa

Laísa

Related Posts

Limnonews – Limnologia UFRJ
Ecologia

Eu e a Limnologia, a Limnologia e eu

abril 17, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Limnologia

Vida na água, água na vida – Especial 2 ° Dia Mundial das Áreas Úmidas!

setembro 6, 2024
LIMNOLOGIA DA UFRJ MARCA PRESENÇA NO XI SIMPÓSIO NACIONAL DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Limnologia

LIMNOLOGIA DA UFRJ MARCA PRESENÇA NO XI SIMPÓSIO NACIONAL DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

setembro 6, 2024
Limnonews – Limnologia UFRJ
Limnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 exposição “Água na vida, vida na água” na Ilha do Fundão.

setembro 6, 2024
Limnonews – Limnologia UFRJ
Limnologia

Limnologia na JICTAC – Divulgando nossas pesquisas de Iniciação Científica.

setembro 6, 2024
Próximo Post

Limnologia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014

Comments 2

  1. RafaGuariento says:
    11 anos ago

    Poxa que bom ver isso! Se eu estivesse aí teria participado de corpo e alma. Muito legal.

    Responder
  2. Laísa says:
    10 anos ago

    Rafael vamos repetir este ano a atividade… se quiser vir!! 🙂

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Archives

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • setembro 2022
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • janeiro 2020
  • julho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • fevereiro 2019
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Categories

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade
Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';