LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

Minha extensão até a UFRJ

vanessakazevedo por vanessakazevedo
06/09/2024
in Educação
0
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp

Por Vanessa Azevedo

Ingressar em um curso superior já estava nos meus planos, porém como conseguiria tal façanha não estava bem delineado. Pensava que as Universidades se localizavam muito longe, chegando a ter certeza que teria que me mudar para perto da que eu passasse porque não conseguiria ir e voltar todos os dias, claro que esse pensamento estava exagerado.

Então buscando alternativas tomei conhecimento do CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) , vi que tinha o curso de Biologia, uma das minhas opções, fiz a prova e fui aprovada para o polo de Nova Iguaçu. Mas o que era à distância (e inocentemente achei que seria fácil) foi dado um nome de sistema semipresencial, o que não é nada fácil já que vim de um sistema educacional tradicional, com horas e horas de aulas, olimpíadas de matemática, simulados, planejamento curricular pensado para concursos futuros, etc.

Encontrei-me em um sistema de ensino em que eu fazia o meu horário de estudo, disponibilizaram material impresso das disciplinas, poucos horários de aulas práticas presenciais, tutorias presenciais, por isso o nome semipresencial, e também uma plataforma cheia de ferramentas desde materiais para leitura de apoio, aulas da web, sala de tutoria à distância, fóruns, entre outros. Para os alunos do Cederj dizem a data da prova, que é sempre nos finais de semana, e o conteúdo que seria cobrado na mesma.

EAD possibilitando a chegada do ensino superior para além dos muros das Universidades.
EAD possibilitando a chegada do ensino superior para além dos muros das Universidades.

Nos intervalos das tutorias presenciais muito se falava em estágios, tanto em escolas como em laboratórios, A partir de então comecei a buscar estágios, fiz um ano de estágio em uma escola municipal e passei um curto período em dois laboratórios antes de chegar ao Laboratório de Limnologia, e já havia pensado que não faria mais estágios, pensava “esse ‘negócio’ de pesquisa não é para mim”. Até que vi alguns trabalhos na área de Educação ambiental (EA), entre eles o da Professora Laísa Freire, surgiu uma vaga para em um projeto de extensão e então ingressei no Laboratório de Limnologia.

A partir desse ingresso, a rotina já sofreu uma alteração como compromisso com horários e contato mais direto com os professores da universidade e outros estudantes do laboratório, uma rotina de encontros e diálogos. Como primeiro trabalho fiz uma apresentação de painel na Biosemana, que até então só havia participado assistindo as palestras. Mais tarde iniciamos a elaboração de uma exposição didática para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), sobre os assuntos acerca da água etc.

Apresentação de um painel na Biosemana  UFRJ 2014.
Apresentação de um painel na Biosemana UFRJ 2014.

Até então não reconhecia o caráter explicito de pesquisa em EA, mas quando passei a estudar o campo, descobri um mundo de publicações, trabalhos de pesquisa etc. A primeira pergunta que me fiz foi “Pesquisa em educação ambiental? Como assim?”. E ao longo do tempo de estágio percebi que essa dúvida não era só minha…

SNCT UFRJ 2014
SNCT UFRJ 2014

E então foi aí que se deu a descoberta, por minha parte, de uma nova visão de EA, sendo um campo não só de ação, mas também de pesquisa. Nos estudos que temos feito em grupo, o foco é a EA crítica que busca compreender entre tantas outras coisas a dinâmica socioecológica das questões ambientais, se preocupando com o meio ambiente, e também com as pessoas que fazem parte do mesmo. Enfim, acabei me envolvendo com pesquisa novamente, dessa vez vinculada na área da educação e do ensino, o que geram novas demandas de aprendizagem como as bases qualitativas da pesquisa, os critérios de cientificidade que não são necessariamente entendidos do mesmo como os são nas pesquisas em ciências naturais, muitas coisas que ainda estou me familiarizando e que o grupo tem ajudado muito nesta construção.

EA crítica - uma nova maneira de pensar e agir.
EA crítica – uma nova maneira de pensar e agir.

Concluo aqui o relato da minha experiência com o estágio de extensão universitária dentro da UFRJ, pois uma das premissas do laboratório é que os pilares da universidade não devem ser dissociados, por isso fazemos extensão e pesquisa… além do ensino, é claro. Para mim o estágio é uma experiência além da vivência do meu curso semi-presencial pois posso vivenciar um pouco o cotidiano de uma universidade como a UFRJ e também do trabalho dos pesquisadores do laboratório em suas diferentes linhas de pesquisa. Temos o desafio continuar o trabalho efetivamente juntos nas ações de visita ao laboratório por escolas e nas exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Visita de uma escola ao Laboratório de Limnologia- setembro de 2014.
Visita de uma escola ao Laboratório de Limnologia- setembro de 2014.
Previous Post

Sobre teoria, experimentos e aquilo que não vemos

Próximo Post

Minha vida como membro do corpo do laboratório de limnologia.

vanessakazevedo

vanessakazevedo

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
Limnonews – Limnologia UFRJ

Minha vida como membro do corpo do laboratório de limnologia.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

O que nos move na ciência e na vida?

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ

O que é mata ciliar? Qual a sua importância?

setembro 6, 2024
Limnonews – Limnologia UFRJ

Eu e a Limnologia, a Limnologia e eu

abril 17, 2025

Categorias

Outros Posts

Um breve relato a respeito do olhar sobre a participação da UFRJ frente a questões sociais

Um breve relato a respeito do olhar sobre a participação da UFRJ frente a questões sociais

maio 9, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ

Eu e a Limnologia, a Limnologia e eu

abril 17, 2025
Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
LimnoNews

A Limnonews, Limnologia UFRJ vinculado ao Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), valoriza a privacidade e a proteção dos dados dos usuários de seu site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a coleta e o uso de informações de acordo com esta política.

Últimos Posts

O que nos move na ciência e na vida?

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ

O que é mata ciliar? Qual a sua importância?

setembro 6, 2024

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Inscreva-se e fique por dentro das novidades

Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';