LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

Minha extensão até a UFRJ

vanessakazevedo por vanessakazevedo
06/09/2024
in Educação
0
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp

Por Vanessa Azevedo

Ingressar em um curso superior já estava nos meus planos, porém como conseguiria tal façanha não estava bem delineado. Pensava que as Universidades se localizavam muito longe, chegando a ter certeza que teria que me mudar para perto da que eu passasse porque não conseguiria ir e voltar todos os dias, claro que esse pensamento estava exagerado.

Então buscando alternativas tomei conhecimento do CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro) , vi que tinha o curso de Biologia, uma das minhas opções, fiz a prova e fui aprovada para o polo de Nova Iguaçu. Mas o que era à distância (e inocentemente achei que seria fácil) foi dado um nome de sistema semipresencial, o que não é nada fácil já que vim de um sistema educacional tradicional, com horas e horas de aulas, olimpíadas de matemática, simulados, planejamento curricular pensado para concursos futuros, etc.

Encontrei-me em um sistema de ensino em que eu fazia o meu horário de estudo, disponibilizaram material impresso das disciplinas, poucos horários de aulas práticas presenciais, tutorias presenciais, por isso o nome semipresencial, e também uma plataforma cheia de ferramentas desde materiais para leitura de apoio, aulas da web, sala de tutoria à distância, fóruns, entre outros. Para os alunos do Cederj dizem a data da prova, que é sempre nos finais de semana, e o conteúdo que seria cobrado na mesma.

EAD possibilitando a chegada do ensino superior para além dos muros das Universidades.
EAD possibilitando a chegada do ensino superior para além dos muros das Universidades.

Nos intervalos das tutorias presenciais muito se falava em estágios, tanto em escolas como em laboratórios, A partir de então comecei a buscar estágios, fiz um ano de estágio em uma escola municipal e passei um curto período em dois laboratórios antes de chegar ao Laboratório de Limnologia, e já havia pensado que não faria mais estágios, pensava “esse ‘negócio’ de pesquisa não é para mim”. Até que vi alguns trabalhos na área de Educação ambiental (EA), entre eles o da Professora Laísa Freire, surgiu uma vaga para em um projeto de extensão e então ingressei no Laboratório de Limnologia.

A partir desse ingresso, a rotina já sofreu uma alteração como compromisso com horários e contato mais direto com os professores da universidade e outros estudantes do laboratório, uma rotina de encontros e diálogos. Como primeiro trabalho fiz uma apresentação de painel na Biosemana, que até então só havia participado assistindo as palestras. Mais tarde iniciamos a elaboração de uma exposição didática para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), sobre os assuntos acerca da água etc.

Apresentação de um painel na Biosemana  UFRJ 2014.
Apresentação de um painel na Biosemana UFRJ 2014.

Até então não reconhecia o caráter explicito de pesquisa em EA, mas quando passei a estudar o campo, descobri um mundo de publicações, trabalhos de pesquisa etc. A primeira pergunta que me fiz foi “Pesquisa em educação ambiental? Como assim?”. E ao longo do tempo de estágio percebi que essa dúvida não era só minha…

SNCT UFRJ 2014
SNCT UFRJ 2014

E então foi aí que se deu a descoberta, por minha parte, de uma nova visão de EA, sendo um campo não só de ação, mas também de pesquisa. Nos estudos que temos feito em grupo, o foco é a EA crítica que busca compreender entre tantas outras coisas a dinâmica socioecológica das questões ambientais, se preocupando com o meio ambiente, e também com as pessoas que fazem parte do mesmo. Enfim, acabei me envolvendo com pesquisa novamente, dessa vez vinculada na área da educação e do ensino, o que geram novas demandas de aprendizagem como as bases qualitativas da pesquisa, os critérios de cientificidade que não são necessariamente entendidos do mesmo como os são nas pesquisas em ciências naturais, muitas coisas que ainda estou me familiarizando e que o grupo tem ajudado muito nesta construção.

EA crítica - uma nova maneira de pensar e agir.
EA crítica – uma nova maneira de pensar e agir.

Concluo aqui o relato da minha experiência com o estágio de extensão universitária dentro da UFRJ, pois uma das premissas do laboratório é que os pilares da universidade não devem ser dissociados, por isso fazemos extensão e pesquisa… além do ensino, é claro. Para mim o estágio é uma experiência além da vivência do meu curso semi-presencial pois posso vivenciar um pouco o cotidiano de uma universidade como a UFRJ e também do trabalho dos pesquisadores do laboratório em suas diferentes linhas de pesquisa. Temos o desafio continuar o trabalho efetivamente juntos nas ações de visita ao laboratório por escolas e nas exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Visita de uma escola ao Laboratório de Limnologia- setembro de 2014.
Visita de uma escola ao Laboratório de Limnologia- setembro de 2014.
Previous Post

Sobre teoria, experimentos e aquilo que não vemos

Próximo Post

Minha vida como membro do corpo do laboratório de limnologia.

vanessakazevedo

vanessakazevedo

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
Limnonews – Limnologia UFRJ

Minha vida como membro do corpo do laboratório de limnologia.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Archives

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • setembro 2022
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • janeiro 2020
  • julho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • fevereiro 2019
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Categories

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade
Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';