LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

Entendendo os livros didáticos…

bsmiceli por bsmiceli
06/09/2024
in Educação
1
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp

O livro didático é um dos materiais mais utilizados pelos professores durante as aulas e influenciam diretamente a prática docente e a aprendizagem dos alunos. Por tal motivo, é de fundamental importância entender o que é o livro didático, como é feita a seleção dos conteúdos e como ocorre a seleção dos livros que serão utilizados em sala de aula.

Os livros didáticos são investigados como construções curriculares que resultam de diversos contextos (GOMES, 2013), influenciados por órgãos do governo, os próprios autores, as editoras, os professores, os coordenadores e até mesmo os alunos. No Brasil, temos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que difundem os princípios da reforma curricular, a partir das competências básicas, e orientam os professores na busca de novas abordagens e metodologias. Dessa maneira, podemos inferir que a seleção dos conhecimentos escolares não é algo trivial, mas é produto de várias tensões e interesses que refletem nos conteúdos que serão aprendidos em sala de aula.

Os livros didáticos muitas vezes estruturam uma disciplina por muitas vezes ditar um padrão de estabilidade do currículo pelas séries (GOODSON, 1997), fazendo com que a abordagem dos conteúdos se pareça algo imutável. Porém, apesar de parecerem materiais imutáveis, os livros didáticos sofrem mudanças constantemente. Ao longo dos anos, eles sofreram padrões de estabilidade e mudança (GOODSON, 1997). As estruturas externas criam espaço para que ocorra a valorização de outros conteúdos a serem passados para as futuras gerações.

Como exemplo, podemos citar a questão ambiental. Ao olharmos edições mais antigas, verificamos que a questão ambiental e a ecologia não tinham espaço significativo nos livros didáticos. Contudo, com a ascensão das discussões sobre as problemáticas ambientais, observamos que esses temas têm se inserido cada vez mais nos textos presentes no livro. Sendo assim, os cientistas e pesquisadores apresentam fundamental importância na valorização de certos assuntos, fazendo com que o enfoque nos livros didáticos possa ser alterado e que certos discursos sejam privilegiados.

Segundo Braga (2002), o texto do livro didático é um gênero híbrido por ser construído a partir de aspectos do discurso didático, cientifico e cotidiano. Assim, os textos dos livros didáticos articulam diferentes perspectivas sociais, políticas e culturais e não são apenas simplificações do conhecimento científico, produzido nas universidades.  Por conter textos que tomam grandes proporções, que são passíveis de várias interpretações e que atingirão diferentes sujeitos, fazendo parte de sua formação, os livros didáticos precisam ser bem selecionados. Ao mesmo tempo, é importante que sejam amplamente distribuídos pelo país, para que todos os alunos possam ter acesso a esse tipo de material.

No Brasil, existe o Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD) que tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.  Porém esses livros passam por um processo onde alguns aspectos são avaliados como: a falta de erros conceituais; a coerência teórica-metodológica no conteúdo e nas atividades propostas; e a contribuição para a cidadania, sem expressar preconceito, doutrinação ou publicidade. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

Pela importância dos livros didáticos existem muitas pesquisas que buscam identificar a presença de erros conceituais nesses materiais. Ademais, é considerado importante que haja pesquisas que tentem compreender também como esses materiais vêm sendo utilizados em sala de aula, como os professores e alunos significam os textos e que discursos estão sendo difundidos nesses livros. Dessa maneira, poderemos compreender de que maneira esses recursos didáticos têm orientado a prática docente e que conhecimentos estão sendo ensinados aos alunos.

Referências bibliográficas:

BRAGA, S.A.M. O texto do livro didático de ciências: um gênero discursivo. 2003. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Belo Horizonte: UFMG, 2003

GOMES, M. M.. Currículo de Ciências: estabilidade e mudanças em livros didáticos, Educação e Pesquisa, São Paulo, v.39, n.2, 2013, p.477-492.

GOODSON, I. F.A construção social do currículo. Lisboa: EDUCA, 1997.

Previous Post

Em meio a curiosidade e o interesse pela vida, surge um cientista.

Próximo Post

Compartilhando experiências em estatística – Parte 1

bsmiceli

bsmiceli

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
Meu escritório é na praia! Na lagoa, na floresta, no mangue….

Compartilhando experiências em estatística - Parte 1

Comments 1

  1. Rodrigo Lopes says:
    10 anos ago

    Olá, gostaria de saber qual livro ou livros de Limnologia eu deveria comprar. Sou estudante de Lic. Ciências Biológicas e embora não vá trabalhar na área, gostaria de complementar a minha matéria optativa (Limnologia) e ter em mãos para futuras revisões.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

O que nos move na ciência e na vida?

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ

O que é mata ciliar? Qual a sua importância?

setembro 6, 2024
Limnonews – Limnologia UFRJ

Eu e a Limnologia, a Limnologia e eu

abril 17, 2025

Categorias

Outros Posts

Um breve relato a respeito do olhar sobre a participação da UFRJ frente a questões sociais

Um breve relato a respeito do olhar sobre a participação da UFRJ frente a questões sociais

maio 9, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ

Eu e a Limnologia, a Limnologia e eu

abril 17, 2025
Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
LimnoNews

A Limnonews, Limnologia UFRJ vinculado ao Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), valoriza a privacidade e a proteção dos dados dos usuários de seu site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a coleta e o uso de informações de acordo com esta política.

Últimos Posts

O que nos move na ciência e na vida?

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ

O que é mata ciliar? Qual a sua importância?

setembro 6, 2024

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Inscreva-se e fique por dentro das novidades

Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';