LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

O encontro entre pesquisadores e professores a partir de um curso de formação continuada

marianabruck por marianabruck
06/09/2024
in Educação
2
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp

Na próxima quinta-feira (09 de junho), o grupo de pesquisa em educação ambiental e ensino de ciências (GPEAEC) do laboratório de limnologia, coordenado pela professora Drª Laísa Freire, iniciará o curso de formação continuada “Mudanças Climáticas na pesquisa em ecologia e no ensino de ciências”. O curso tem a proposta de trazer o tema das mudanças climáticas a partir de diferentes olhares da pesquisa e do ensino. Por ser um tema que a ciência não tem uma única resposta, a questão se torna um tema controverso de difícil enfrentamento. Contudo, ainda assim, processos educativos são requeridos para uma abordagem de forma crítica, reflexiva, argumentativa, buscando a formação de cidadãos comprometidos com a sustentabilidade e aptos para as tomadas de decisões individuais e coletivas.

O público alvo são professores de ciências da rede municipal de ensino de Macaé.  Durante o curso teremos a colaboração dos pesquisadores Aliny Pires e Nicholas Marino, alunos de mestrado Raquel Benac, Bianca Miceli, Mariana Brück e de doutorado Joseph Ferro, coordenados pela professora Drª Laísa Freire. Deste modo, o curso pretende gerar um encontro entre pesquisadores e professores em uma relação dialógica para a compreensão, aprofundamento do tema e estabelecimento de relações entre pesquisa e ensino.

O curso de formação continuada faz parte de um projeto maior do laboratório de limnologia, “Questões socioambientais na sociedade contemporânea: implicações e significados na formação docente em ciências”, no qual tem como objetivo contribuir para o avanço no conhecimento da área de pesquisa em ensino de ciências através da discussão de questões socioambientais.

Este curso também esta vinculado ao Projeto Universidade – Escola – Cursos de Capacitação, Aperfeiçoamento e Atualização para os Professores da Rede Municipal e Estadual de Macaé e Região, que consiste em uma parceria entre a Extensão do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio – Ambiental de Macaé da UFRJ (NUPEM/UFRJ) com a Secretaria de Educação de Macaé e oferece certificação de carga horária de atualização para professores.

A divulgação do curso para os professores da Rede Pública de Ensino de Macaé ocorreu de diferentes formas: através da mídia institucional do NUPEM/UFRJ; da mídia institucional dos cursos de formação continuada da Secretaria de Educação de Macaé; por meio de correio eletrônico direto com professores e direção de escolas de Macaé e mediante contato pessoal com diretores e professores pelas pesquisadoras do grupo de pesquisa.

Mesmo com ampla divulgação, enfrentamos certa dificuldade de adesão dos professores ao curso, pela questão da disponibilidade de tempo e horário destes professores. Por este motivo, tivemos que adiar o início do curso até atingirmos um número significativo de professores e hoje temos nove inscritos para um total de dez vagas oferecidas.

O curso será realizado no Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, o qual está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé e é uma área de conservação ambiental, sendo uma das poucas reservas de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. A escolha por este local foi pelo fato de ser um ambiente neutro, diferente da vivência destes professores na escola e dos pesquisadores na Universidade.

atalaia
Figura 1- Parque Atalaia, local onde será realizado o curso de formação continuada. Fonte: http://www.macae.rj.gov.br/

O curso será desenvolvido em cinco encontros de quatro horas por meio de atividades teóricas e práticas de modo a estabelecer trocas entre docentes e dos mesmos com os pesquisadores. Estas atividades têm como objetivos discutir os desafios da questão ambiental e das causa-consequências das Mudanças Climáticas; discutir sobre as controvérsias sociocientíficas no tema Mudanças Climáticas e apresentar as relações entre educação ambiental e ensino de ciências; discutir sobre as Mudanças Climáticas no contexto escolar e ao final elaborar de forma conjunta uma sequência didática para tratamento didático do tema Mudanças Climáticas.

A partir do curso serão desenvolvidas pesquisas de dissertação, entre elas a minha, na qual pretendemos compreender como professores de ciências, em formação continuada, representam um tema atual como as mudanças climáticas que abrange controvérsias sobre assuntos sociais que estão relacionados com conhecimentos científicos da atualidade e que, em termos gerais, são abordados nos meios de comunicação. Ao passo que estudos anteriores, como o de Reis (2004) e Martínez (2010) nos mostram a dificuldade encarada por professores para tratar de controvérsias sociocientíficas na sala de aula, a partir de vários fatores como a própria concepção dos professores sobre a ciência, a cidadania, a educação em ciências e a relevância educativa para o tratamento destas controvérsias, além do próprio conhecimento didático dos professores relativos à gestão e avaliação de atividades para discussão em sala de aula.

Desejamos ainda entender como a educação ambiental pode ser significada para o tratamento desta temática em sala de aula, uma vez que percebemos através de uma revisão bibliográfica realizada por (Gonçalves et al, 2015) que a educação ambiental era entendida como um processo para geração de comportamentos ambientalmente sustentáveis; para desenvolvimento de conhecimentos, ideias, atitudes e comportamentos; ou para mobilização sob um enfoque político e social.

Referências:

GONÇALVES, M.B., BENAC, R. dos S. M., FREIRE, L.M. A contribuição da Educação Ambiental para a discussão das Mudanças Climáticas: um estado da arte das pesquisas em Ciências Ambientais e em Educação em Ciências. Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências X ENPEC, 2015.

MARTÍNEZ PÉREZ, L.F. A abordagem de questões sociocientíficas na formação continuada de professores de ciências: contribuições e dificuldades. Tese de Doutorado. Faculdade de Ciências da Universidade Estadual de São Paulo/campus de Bauru, 2010.

REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de ciências da Terra e da vida. (Tese de Doutorado) Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.

Previous Post

Vamos falar sobre: Qual a sensibilidade das espécies às mudanças climáticas?

Próximo Post

Tecamebas, joias microscópicas.

marianabruck

marianabruck

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
Limnonews – Limnologia UFRJ

Tecamebas, joias microscópicas.

Comments 2

  1. Laísa says:
    9 anos ago

    Amanhã será o grande dia!

    Responder
  2. Pingback: Os monastérios acadêmicos | Laboratório de Limnologia/UFRJ

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Archives

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • setembro 2022
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • janeiro 2020
  • julho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • fevereiro 2019
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Categories

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade
Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';