A mata ciliar é composta pela vegetação presente nas margens dos cursos d’água, são também conhecidas como, vegetação ripária ou mata de galeria. Porém, o termo mata ciliar é mais utilizado devido à sua funcionalidade que se assemelha aos nossos cílios, que nos garante proteção.
A mata ciliar desempenha inúmeros papeis no ecossistema, entre eles um de suma importância é o processo de filtração das águas de chuvas e enxurradas, que permite:
– Menor velocidade do fluxo de água pelo solo;
– Menor taxa de erosão e lixiviação do solo para os corpos hídricos;
– Maior retenção de nutrientes pelas plantas e solo;
– Maior acumulo de água no lençol freático;
– Maior taxa de evapotranspiração;
– Maior absorção e fixação de dióxido de carbono;
– Manutenção da quantidade e da qualidade das águas que chegam aos corpos hídricos;
– Filtração de resíduos agroquímicos evitando a poluição dos corpos hídricos;
Além disso, a mata ciliar exerce grande importância para a biodiversidade de espécies aquáticas, regulando o índice de luminosidade, composição química e temperatura da água. É de importância para as espécies terrestres também por atuar como corredores ecológicos, garantindo possibilidade de deslocamento para alimentação e reprodução.
Nos casos em que há uma ausência da mata ciliar, o processo de filtração não ocorre, pois as águas das chuvas e enxurradas chegam com mais força ao solo nu e percorrem-no com maior velocidade causando erosão. Desta forma, inicia-se um processo de assoreamento do corpo hídrico aumentando a quantidade de sólidos em suspensão e prejudicando as populações que utilizam esta água.
Apesar da importância da mata ciliar para a preservação dos corpos hídricos, esta vem sendo alvo do desmatamento ilegal para possibilitar o uso do solo principalmente pela agropecuária e agricultura. Para isso, muitas vezes também são provocadas queimadas que, além da destruição da vegetação, causam empobrecimento do solo e perda da diversidade. Diante deste cenário, o Código Florestal Brasileiro considera as matas ciliares como Áreas de Preservação Permanente (APP), visando sua proteção. Também de acordo com a Lei nº 12.727, de 2012, passou a ser obrigatório manter uma área mínima de mata ciliar de acordo com a largura do rio, como demonstrado na figura a seguir:
Esta lei veio com o intuito de preservar os corredores de mata ciliar, visando um melhoramento na qualidade do ecossistema.
Referencias:
1- Redação, O que é e qual a importância da mata ciliar? Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/o-que-e-e-qual-importancia-da-mata-ciliar/. Acesso em 14/04/2017
2- Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. Disponível em:
http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=220. Acesso em 14/04/2017
3- Brasil, Lei nº 12651, de 25 de Maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nos 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nos 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória no 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências.
Otima Materia, muito informativa! gostei e estou compartilhando! Obrigada!