LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

Segundo dia na escola com o projeto de extensão do Laboratório de Limnologia

Carolina Andrade por Carolina Andrade
06/09/2024
in Educação
1
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp

A segunda escola que visitamos foi a Escola Municipal Chile, localizada no bairro de Olaria, administrada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A escola é voltada para as artes, sua principal forma de incentivo é por meio da música. Todos os alunos fazem aulas de diversos instrumentos toda semana. No dia da feira, tivemos a oportunidade de ficar na sala de música do colégio, ela era rodeada de violões e guitarras penduradas nas paredes.

 

Escola Municipal Chile.
Equipe da Feira.

 

Nosso dia na Feira de Ciências

Na nossa segunda feira de ciências, em parceria com o Projeto Fundão, levamos as mesmas atividades: 1- A atividade da molécula da água, que consiste na montagem da estrutura da molécula da água com jujubas. 2- Atividade da caixa: o valor real das coisas, onde discutimos a quantidade de água gasta na produção, no consumo e no descarte de materiais. 3- Atividade da Bacia Hidrográfica, onde estimulamos os alunos a visualizarem e compreenderem os componentes de uma bacia hidrográfica através de um desenho esquemático de uma folha de árvore.

A atividade da molécula da água foi coordenada pelo aluno do Laboratório de Limnologia Marcos Paulo, enquanto o Rafael ficou na atividade da Bacia hidrográfica. Eu, Carolina, fiquei responsável pela atividade da caixa. Discuti os termos de água virtual e pegada hidrológica.  Notei que as crianças ficaram surpresas quando descobriam a quantidade de água gasta na produção de diversos materiais (jeans, café, garrafa pet, algodão), principalmente na fabricação do celular. Também contamos com a ajuda do estudante de Doutorado, Over Rozo, da Colômbia para realizar a quarta atividade, nosso lugar “Mandala”.

Atividade da molécula da água.
Atividades da Bacia Hidrográfica.
Atividade da caixa: O valor real das coisas.

O desafio desse dia foi que ao invés de 1 hora teríamos 30 minutos com cada turma para realizar as 4 atividades da sala. Essa dinâmica foi corrida, pois teríamos menos de 15 minutos com cada grupo. Por isso, tínhamos que dosar o tempo de cada atividade para os alunos conseguirem passar em todas. Dessa forma, fiquei responsável por avisar a todos sobre o tempo, para não passar do horário programado.

A oficina também foi a mesma, na primeira etapa foi apresentado o jogo da Lagoinha, que possui o objetivo de discutir impactos antrópicos na lagoa a partir da estrutura e dinâmica deste ecossistema. A segunda etapa era a observação no microscópio, onde os visitantes observavam microrganismos presentes nos microscópios e lupas, como: copépodes; cladóceros; odonatas; quironomídeos e fitoplâncton. Nessa sala os alunos responsáveis foram: Sorana Lima, Carlos Vitor e Lohana Mello. A professora Laísa Freire ajudou na organização e supervisão tanto da oficina quanto das atividades.

Observação no microscópio.
Jogo da Lagoinha

Nesse dia, tínhamos um intervalo entre as turmas tanto na sala das atividades quanto na sala da oficina. Isso fez com que nosso grupo conseguisse observar os trabalhos dos alunos que estavam sendo apresentados na quadra da escola. Os alunos estavam empolgados e alegres com a exposição, chamando o nosso grupo do laboratório para apresentarem seus trabalhos. Sempre que íamos a uma mesa fazíamos perguntas sobre o tema falado. Um grupo de alunos nos chamou até sua mesa porque estávamos fazendo perguntas “difíceis de serem respondidas”, achamos interessante eles buscarem esse desafio. A exposição de trabalhos dos alunos estava linda, foi ótimo ter a oportunidade de circular pela escola.

Feira de ciências
Feira de Ciências

Essa foi a 4° feira de ciências da Escola Municipal Chile. Os professores e os coordenadores foram bastante atenciosos e eficientes. No final da feira distribuíram uma lembrança para os monitores das atividades e oficinas. Esse pequeno gesto fez o nosso grupo perceber o quanto é importante perpetuar essa relação da universidade com a escola.

Equipe da Feira de Ciências no dia 27 de outubro:

Feira de Ciências
Carlos Victor, Carolina Andrade, Laísa Freire, Lohana Mello, Marcos Paulo, Over Rozo, Rafael Lira e Sorana Lima.

 

Créditos das fotos: Arquivos do Laboratório de Limnologia/UFRJ.

Previous Post

Acciones sociopolíticas y ambientales del profesor en la escuela, a partir de su formación como investigador desde el abordaje de cuestiones sociocientíficas. Apuntes metodológicos

Próximo Post

Terceiro dia na Feira de Ciências com o projeto de extensão do Laboratório de Limnologia

Carolina Andrade

Carolina Andrade

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
Limnonews – Limnologia UFRJ

Terceiro dia na Feira de Ciências com o projeto de extensão do Laboratório de Limnologia

Comments 1

  1. Laísa says:
    7 anos ago

    Agora temos o desafio de construir atividades em conjunto com os docentes e buscando as particularidades de cada escola!

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Vistos

O que nos move na ciência e na vida?

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ

O que é mata ciliar? Qual a sua importância?

setembro 6, 2024
Limnonews – Limnologia UFRJ

Eu e a Limnologia, a Limnologia e eu

abril 17, 2025

Categorias

Outros Posts

Um breve relato a respeito do olhar sobre a participação da UFRJ frente a questões sociais

Um breve relato a respeito do olhar sobre a participação da UFRJ frente a questões sociais

maio 9, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ

Eu e a Limnologia, a Limnologia e eu

abril 17, 2025
Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
LimnoNews

A Limnonews, Limnologia UFRJ vinculado ao Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), valoriza a privacidade e a proteção dos dados dos usuários de seu site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a coleta e o uso de informações de acordo com esta política.

Últimos Posts

O que nos move na ciência e na vida?

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ

O que é mata ciliar? Qual a sua importância?

setembro 6, 2024

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Inscreva-se e fique por dentro das novidades

Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';