A terceira escola que visitamos foi a Escola Municipal Conjunto Praia da Bandeira, localizada na Praia da Bandeira – Ilha do Governador, administrada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Essa foi I Feira de Ciência, Cultura e Tecnologia da escola, que aconteceu em dois turnos: na parte da manhã e na parte da tarde.
Nosso dia na Feira de Ciências
A nossa terceira feira de ciências, em parceria com o Projeto Fundão, foi um pouco diferente das outras. As nossas 3 atividades (atividade da molécula da água, atividade da caixa: o valor real das coisas e a atividade da bacia hidrográfica) ficaram na mesma sala que a oficina (lagoinha e observação no microscópio).
Nesse dia, tentamos fazer um circuito, onde as crianças passavam por todas as atividades e a oficina. No total tínhamos 5 bancadas para as crianças visitarem.
Inicialmente, as atividades e a oficina foram divididas da seguinte forma: Carla responsável pela atividade da molécula da água, Lohana na atividade da bacia hidrográfica, Clarice na atividade do microscópio, Laísa na atividade da caixa: o valor real das coisas, eu (Carolina) e o Anderson ficamos no desenvolvimento da lagoinha. A Alexia ajudou na realização das atividades na parte da tarde.
Nesse dia também contamos com a participação de dois alunos do programa de pós-graduação do NUTES/ UFRJ, Renato e Willian, que também ajudaram na organização e execução das atividades.
A dinâmica dessa feira foi um pouco diferente, pois as crianças não tinham um tempo determinado para participar das nossas atividades. Elas entravam na sala e podiam ficar pelo tempo que quisessem. Na medida em que iam terminando, faziam a avaliação das nossas atividades e iam embora. Essa dinâmica por um lado foi boa, pois podíamos desenvolver as atividades dependo do interesse dos alunos sem se preocupar em passar do tempo.
Na parte da manhã recebemos os alunos do Ensino Fundamental II e na parte da tarde recebemos o Ensino Fundamental I. Na troca de turno, foi importante modificar um pouco a nossa dinâmica, pois as crianças do ensino fundamental I eram menores. Então, priorizamos a atividade da molécula da água com jujubas e a atividade do microscópio.
Na atividade do microscópio, depois da observação, as crianças podiam representar o que tinham visto em massinhas de diferentes cores. As crianças menores adoraram essa atividade. Fizeram várias representações dos microrganismos.
Essa foi a nossa última participação nas feiras de ciências nesse ano. Esperamos voltar em 2018 empenhados na organização, participação e no desenvolvimento das atividades em conjunto com os docentes, buscando as particularidades de cada escola, fortalecendo o projeto de extensão do Laboratório de Limnologia.
Equipe da Feira de Ciências no dia 10 de novembro:

Créditos das fotos: Arquivos do Laboratório de Limnologia/UFRJ.