LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

Por Que o Empreendedorismo Universitário é Importante Para o Meio Ambiente?

Carlos Eduardo Silva por Carlos Eduardo Silva
06/09/2024
in Educação
0
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp

A palavra empreendedorismo está muito relacionada ao mundo dos negócios. Nas ciências sociais e ambientais, o termo ainda é pouco disseminado, e em muitos casos, é entendido quase que exclusivamente como o ato de abrir um negócio.

Contudo, empreendedorismo vai muito além de abrir um negócio. Consiste na capacidade de realização e de transformação, de colocar ideias em prática e de gerar resultados. A medida em que alunos, pesquisadores e a própria universidade se tornam mais empreendedores, seus esforços de produção e transmissão de conhecimento tendem a gerar maior impacto e consequentemente melhor qualidade de vida para a sociedade.

As universidades brasileiras têm gerado quantidade espetacular de conhecimentos que podem contribuir para solução dos diversos problemas atuais, mas isso não é suficiente! A questão ambiental, por exemplo, enfrenta desafios sem precedentes na sociedade brasileira. Problemas estes que só poderão ser superados por soluções inovadoras que combinem conhecimento científico e empreendedorismo.

Para explicar melhor, vamos a um exemplo prático. O problema do lixo nos ecossistemas aquáticos, tanto marinhos como os límnicos, tem se agravado a cada ano, com pressão sobre os componentes abióticos e a biodiversidade, causando sérias e complexas consequências sobre as pessoas e economias locais. Dezenas de milhares de estudos acadêmicos sobre o assunto podem ser encontrados em rápida pesquisa nas bases científicas. Mas qual foi a contribuição prática destes artigos para a solução do problema?

Bali LixoFoto: Onda de lixo em Bali. Um problema grave para uma sociedade que vive do turismo e da pesca. Fonte: Google.

Fato é que, a solução para problemas complexos, como são os problemas relacionados a gestão, manejo racional e preservação dos ecossistemas, sejam aquáticos ou terrestres, perpassam pela necessidade de colaboração entre os mundos acadêmico e o não acadêmico, formado principalmente por empresas e os diferentes níveis de governos: municipal, estadual e federal. Para gerar resultado prático, ou seja, a inovação, as pesquisas acadêmicas precisam avançar em dois aspectos principais: no empreendedorismo e na disponibilidade de recursos para sua implementação. Primeiro deve haver quem realize (que pode ser o próprio pesquisador ou a equipe de pesquisa). Segundo, deve haver quem pague pelo projeto e, para isso, um modelo de negócio sustentável deve ser criado.

Como afirmou o ex-presidente da 3M, uma das empresas mais inovadoras do mundo, Geoff Nicholson, “Pesquisa é transformar dinheiro em conhecimento; inovação é transformar conhecimento em dinheiro”. Para gerar soluções realmente eficazes para os problemas mais amplos da sociedade, é necessário que se feche esse ciclo. As universidades brasileiras precisam criar capacidade de gerar inovações e não apenas conhecimento. Estar aberta ao mercado e atuar de forma empreendedora não pode ser visto como promiscuidade ou um desvio de valor. É, de fato, uma maneira de contribuir para o desenvolvimento da sociedade em escala local, regional e global.

É claro que nem todo pesquisador precisa ser empreendedor. No entanto, para ser completa a missão da universidade de contribuir para a construção de uma sociedade com mais equidade econômica e social e com mais preservação ambiental na sua região de influência, a visão empreendedora deve estar contemplada. Em especial na área ambiental, é preciso que haja maior engajamento da universidade e dos seus pesquisadores com a aplicação prática dos conhecimentos, transformando-os em inovação e valor para sociedade. Desta forma, o meio ambiente agradece.

Neste sentido, se faz urgente e necessário que as universidades brasileiras rompam com as ultrapassadas “grades curriculares” que engessam saberes, e incorporem nos currículos acadêmicos disciplinas, discussões, seminários e outras atividades que despertem nos futuros profissionais a visão do empreendedorismo como uma das alavancas para promoção do desenvolvimento em bases sustentáveis, que é condição sine qua non para a construção de uma sociedade mais humana e equalitária.

 

Carlos Eduardo Lopes da Silva

Doutorando em Ciências Ambientais

NUPEM / UFRJ – Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé

Contato: c.eduardo@macae.ufrj.br

Previous Post

Por entre as folhas tinha um peixe, tinha um peixe por entre as folhas: uma nova família de peixes fossoriais na Amazônia

Próximo Post

Filhos de Vannote: bastardos ou sucessores?

Carlos Eduardo Silva

Carlos Eduardo Silva

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
Limnonews – Limnologia UFRJ

Filhos de Vannote: bastardos ou sucessores?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Archives

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • setembro 2022
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • janeiro 2020
  • julho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • fevereiro 2019
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Categories

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade
Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';