LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

Atividades para crianças e jovens.

María Angélica Mejía Cáceres por María Angélica Mejía Cáceres
06/09/2024
in Educação
0
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp
Para ouvir este artigo.

Agora em tempos de coronavírus, muitos professores e pais de família tem se perguntado quais atividades podem fazer em casa. Neste episódio, vou propor uma atividade que eu já mesma fiz quando subministrava aulas de educação ambiental, e que considero que possa ser aplicada independentemente da idade. Esta atividade te permitirá desenvolver a criatividade, já que a criança poderá criar ou recriar imagens que olha na televisão, jornais, livros e no dia a dia. Eles poderão expressar também suas necessidades, problemas e ao mesmo tempo pensar em alternativas de solução. Poderão discutir temas de ecologia, também temáticas vinculadas à sociedade, tudo depende de suas escolhas.

Foto de capa do segundo episódio. Desenho María Angélica Mejía-Cáceres.

O que precisará? uma imagem de alguma pintura famosa, e sua explicação dada pelo autor ou por estudiosos da arte. Por exemplo, o grito de Edwar Much, nós podemos usar para todas as idades. Para as criancinhas, nós encontramos na internet algumas propostas onde ao invés de uma pessoa gritando, é um urso, ou também podemos encontrar outras imagens. Existe uma grande variedade de imagens. Também precisará de folhas brancas e cores. 

O que podemos discutir com a pintura? Esta nos permitirá discutir de acordo com nossas interpretações, por exemplo, o grito de Edwar Munch, poderíamos discutir características socioambientais. Poderíamos mostrar esta imagem para os jovens e perguntar: “O que nos diz a imagem?”, “O que significam as cores?”, “O que nos diz a expressão da imagem?” Depois, você pode pedir a construção de um texto sobre a relação homem-natureza. Posteriormente, você poderá dar sua explicação, mas lembre-se que isto exige uma leitura prévia do contexto em que foi realizada a imagem. Também, poderíamos comparar com outra pintura que mostre a natureza intocada como, por exemplo, aquela do quadro de Claude Monete, onde poderemos discutir a natureza sem contaminação. Desta maneira, nós poderíamos fazer comparações e perguntas como, por exemplo: “O que nos diz o céu em cada pintura?”, “Será que a cor laranja e obscura do grito poderíamos interpretar como contaminação?”.

Outra pintura, um pouco mais complexa e, portanto, para os mais velhos, é o tríptico Jardim das delicias de El Bosco. Esta imagem permitirá discutir desde conceitos biológicos como a simbiose, referenciada no segundo painel, na parte superior esquerda. Ali se pode observar uma similitude com a simbioses entre o homem e o animal do qual se alimenta, neste caso, um homem voando em companhia de um peixe.  A pintura composta por três cenários permite observar um olhar religioso da época (idade média), iniciando com a criação e finalizando com a ideia do infernal. Por outro lado, também se pode relacionar com outras formas mais contemporâneas, por exemplo, o segundo painel pode relatar o crescimento populacional e a replicação dos pecados capitais, nos quais se poderia incluir a sobre-exploração dos recursos naturais.  Já no painel final, no ângulo superior, há imagens similares à poluição e à contaminação do ar emitidas pelas fabricas.  É interessante refletir sobre as possibilidades do olhar do autor em 1500 e a similitudes com nossa realidade. 

Foto sobre a aplicação de atividade no laboratorio de Limnologia UFRJ. Foto: Laisa Freire.

Outra atividade para os mais velhos, por exemplo, é a visão em torno da arte para discutir a materialidade e espiritualidade, reconhecendo como temos habitado e como está nosso ser interior. Para isto, podemos mostrar a imagem de Frida Kalho, autorretrato de 1953 ou pês para que os quero. Podemos perguntar e refletir sobre: “Como foi a vida de Frida Kalho segundo a Imagem?”, “Como a concepção de Kalho de seu habitar, transcendendo a cultura mexicana, apesar das dificuldades da época?”. Se descobrimos que eles não conhecem a pintora, poderíamos explicar sobre sua vida também.

Bom, até aqui o exercício tem sido mais interpretação, agora será o momento de desenhar. Vamos pedir que desenhem algum problema ambiental que eles tenham olhado ou vivenciado perto de sua casa ou escola. Isto nos permitirá discutir sobre os problemas ambientais e possíveis soluções em nosso dia a dia para diminuir este problema. Para os mais velhos, podemos incluir perguntas sobre o rol do estado neste problema. 

Bom, aqui deixei só algumas ideias que podem desenvolver emcasa, deixa-me comentários sobre o que acharam deste episódio, se você fez as atividades e como foi a experiência. Este episódio baseou-se na atividade 1 e 9 do livro ciência, cultura e educação ambiental: uma proposta para os educadores. Bom, até um próximo episódio.

Foto do livro em que baseou-se a atividade. Foto: María Angelica Mejía-Cáceres

Este é o espisódio 2 de uma sequência de textos do mês de Julho fazem parte de uma série de podcasts sobre Ambiente e Cotidiano, disponíveis no link https://www.spreaker.com/user/12293190/episode-2-atividades-para-criancas-e-jov

Versão em espanhol na página 2.

Page 1 of 2
12Próximo
Previous Post

¿Qué nos dice los desechos de nuestra casa?

Próximo Post

Como podemos ser mais sustentáveis?

María Angélica Mejía Cáceres

María Angélica Mejía Cáceres

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
Limnonews – Limnologia UFRJ

Como podemos ser mais sustentáveis?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Direitos Autorais

"Todo o conteúdo disponibilizado neste site, incluindo textos acadêmicos, publicações, imagens, dados e demais materiais, é protegido por leis de direitos autorais e de propriedade intelectual. A reprodução, distribuição ou uso dos materiais é permitida apenas para fins educacionais e científicos, com a devida citação da fonte. Qualquer uso comercial ou reprodução não autorizada está expressamente proibido."
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';