Agora em tempos de coronavírus, muitos professores e pais de família tem se perguntado quais atividades podem fazer em casa. Neste episódio, vou propor uma atividade que eu já mesma fiz quando subministrava aulas de educação ambiental, e que considero que possa ser aplicada independentemente da idade. Esta atividade te permitirá desenvolver a criatividade, já que a criança poderá criar ou recriar imagens que olha na televisão, jornais, livros e no dia a dia. Eles poderão expressar também suas necessidades, problemas e ao mesmo tempo pensar em alternativas de solução. Poderão discutir temas de ecologia, também temáticas vinculadas à sociedade, tudo depende de suas escolhas.
O que precisará? uma imagem de alguma pintura famosa, e sua explicação dada pelo autor ou por estudiosos da arte. Por exemplo, o grito de Edwar Much, nós podemos usar para todas as idades. Para as criancinhas, nós encontramos na internet algumas propostas onde ao invés de uma pessoa gritando, é um urso, ou também podemos encontrar outras imagens. Existe uma grande variedade de imagens. Também precisará de folhas brancas e cores.
O que podemos discutir com a pintura? Esta nos permitirá discutir de acordo com nossas interpretações, por exemplo, o grito de Edwar Munch, poderíamos discutir características socioambientais. Poderíamos mostrar esta imagem para os jovens e perguntar: “O que nos diz a imagem?”, “O que significam as cores?”, “O que nos diz a expressão da imagem?” Depois, você pode pedir a construção de um texto sobre a relação homem-natureza. Posteriormente, você poderá dar sua explicação, mas lembre-se que isto exige uma leitura prévia do contexto em que foi realizada a imagem. Também, poderíamos comparar com outra pintura que mostre a natureza intocada como, por exemplo, aquela do quadro de Claude Monete, onde poderemos discutir a natureza sem contaminação. Desta maneira, nós poderíamos fazer comparações e perguntas como, por exemplo: “O que nos diz o céu em cada pintura?”, “Será que a cor laranja e obscura do grito poderíamos interpretar como contaminação?”.
Outra pintura, um pouco mais complexa e, portanto, para os mais velhos, é o tríptico Jardim das delicias de El Bosco. Esta imagem permitirá discutir desde conceitos biológicos como a simbiose, referenciada no segundo painel, na parte superior esquerda. Ali se pode observar uma similitude com a simbioses entre o homem e o animal do qual se alimenta, neste caso, um homem voando em companhia de um peixe. A pintura composta por três cenários permite observar um olhar religioso da época (idade média), iniciando com a criação e finalizando com a ideia do infernal. Por outro lado, também se pode relacionar com outras formas mais contemporâneas, por exemplo, o segundo painel pode relatar o crescimento populacional e a replicação dos pecados capitais, nos quais se poderia incluir a sobre-exploração dos recursos naturais. Já no painel final, no ângulo superior, há imagens similares à poluição e à contaminação do ar emitidas pelas fabricas. É interessante refletir sobre as possibilidades do olhar do autor em 1500 e a similitudes com nossa realidade.
Outra atividade para os mais velhos, por exemplo, é a visão em torno da arte para discutir a materialidade e espiritualidade, reconhecendo como temos habitado e como está nosso ser interior. Para isto, podemos mostrar a imagem de Frida Kalho, autorretrato de 1953 ou pês para que os quero. Podemos perguntar e refletir sobre: “Como foi a vida de Frida Kalho segundo a Imagem?”, “Como a concepção de Kalho de seu habitar, transcendendo a cultura mexicana, apesar das dificuldades da época?”. Se descobrimos que eles não conhecem a pintora, poderíamos explicar sobre sua vida também.
Bom, até aqui o exercício tem sido mais interpretação, agora será o momento de desenhar. Vamos pedir que desenhem algum problema ambiental que eles tenham olhado ou vivenciado perto de sua casa ou escola. Isto nos permitirá discutir sobre os problemas ambientais e possíveis soluções em nosso dia a dia para diminuir este problema. Para os mais velhos, podemos incluir perguntas sobre o rol do estado neste problema.
Bom, aqui deixei só algumas ideias que podem desenvolver emcasa, deixa-me comentários sobre o que acharam deste episódio, se você fez as atividades e como foi a experiência. Este episódio baseou-se na atividade 1 e 9 do livro ciência, cultura e educação ambiental: uma proposta para os educadores. Bom, até um próximo episódio.
Este é o espisódio 2 de uma sequência de textos do mês de Julho fazem parte de uma série de podcasts sobre Ambiente e Cotidiano, disponíveis no link https://www.spreaker.com/user/12293190/episode-2-atividades-para-criancas-e-jov
Versão em espanhol na página 2.