Olhares sobre sustentabilidade através de uma discussão de Ambiente y Cotidianidad com o professor Marco Rieckmann, da Universidade de Vetcha.
O que é e porque é importante a sustentabilidade?
Um desenvolvimento sustentável, uma sociedade sustentável na qual se considera os aspetos ecológicos, sociais e econômicos, a ideia seria vincular a economia com um enfoque ecológico e também com o âmbito social, mas para mim o mais importante no contexto da sustentabilidade é considerar os limites dos recursos naturais, então, eu vejo como a base da sustentabilidade o meio ambiente e criar uma justiça, uma equidade para todos seres humanos, hoje e no futuro, e nessa base criar uma economia que funcione.
Por que é importante a sustentabilidade?
Eu penso porque já temos hoje em dia muitos problemas ambientais e sociais no mundo, como a mudança climática, como a pobreza, entre outros, por isso acho que tem uma necessidade muito grande de transformar a economia, de transformar a sociedade, por isso, vejo a sustentabilidade como algo muito importante.
Quais hábitos podemos incluir em nosso dia a dia que contribuem a ter uma vida sustentável?
Acho que aí tem muitos exemplos dos produtos que nós consumismos, a roupa, os alimentos, tudo o que consumimos. Obviamente podem ser produtos mais orgânicos, mais ecológicos, de comércio justo, por exemplo. Não sei, aqui na Alemanha, sempre é uma temática em torno ao café, cacau, chocolate, produtos que são produzidos de uma forma mais orgânica, mas também considerando os direitos dos trabalhadores, por exemplo. Então eu vejo isso como uma área, os produtos que compramos que sejam mais sustentáveis. Bom, também há o tema da mobilidade, eu penso que é uma parte que podemos fazer, utilizar mais os transportes públicos, a bicicleta e tudo isso. Considero uma área muito importante: a mobilidade e o transporte. E além do consumo dos produtos e da mobilidade, acho que também pode ser a construção e renovação de nossas casas, de nossos apartamentos, que materiais utilizamos? Também o tema de férias, se podemos ter férias mais sustentáveis ou menos sustentáveis. Utilizar avião ou não utilizar avião para as pessoas que tem essas possibilidades. Obviamente, tem que pensar também se é uma necessidade utilizar essas oportunidades ou não. É um tema muito importante também ver não só o consumo e as coisas que podemos fazer como consumidores, mas também perceber-nos como cidadãos. Podemos participar de petições, eleições, votações em todo o discurso público, então, me parece muito importante informar-nos e participar no discurso público, no debate político, isso também para mim é uma parte muito importante que podem fazer os cidadãos, para não somente mudar nosso consumo de jeito individual, mas também contribuir para mudanças políticas.
Finalmente, como podemos incluir nossa família nesta nova cultura?
Bom, eu acho que muitas dessas atividades a gente pode fazer individualmente, mas muito mais interessante, mais alegre e mais motivador pode ser se fizermos como família, como grupo, aí cada membro da família pode contribuir com alguma coisa. Nestes tempos que temos que ficar em casa, não podemos sair ou ao menos não saímos tanto, é um tempo bom para debater entre família, criar novas ideias, talvez mudar algo em nossos comportamentos e sermos criativos.
Faço agradecimento do professor Marco Rieckmann por sua participação e autorização de fazer a tradução para este episódio.
Este é o espisódio 3 de uma sequência de textos do mês de Julho fazem parte de uma série de podcasts sobre Ambiente e Cotidiano, disponíveis no link https://www.spreaker.com/show/ambiente-e-cotidianidade
Versão em espanhol na segunda página.