Dicas para o uso de máscaras através de uma discussão entre Ambiente y Cotidianidad (podcast) com Lilia Maria Nieva.
Por que é importante usar as máscaras?
Temos Máscaras de Pano / Médicas / Cirúrgicas: as mais comuns, para uso público e são identificadas pelas dobras.
Máscaras do tipo FFP, como a N95, que são especializadas, pois filtram pequenas partículas do meio ambiente e são usadas pela equipe e familiares em contato direto com os infectados, como casos positivos de Covid-19.
Nesta seção, falaremos sobre máscaras médicas / cirúrgicas / de tecido, pois agora são de uso público e diário, e sua importância é LIMITAR a disseminação de doenças respiratórias, como a Covid-19. Porque eles servem como uma barreira para contato com fluidos (grandes gotas de tosse ou espirro) e filtram a saída para o exterior das partículas do usuário, mas não filtram as partículas do exterior. Portanto, seu uso não é suficiente para evitar que nós nos infectemos.
Nesse caso, é imperativo cumprir rigorosamente outras medidas de prevenção, como a higiene correta das mãos e o distanciamento social.
Como usá-lo e como não usá-lo?
Uso correto:
- Para colocá-las, devemos lavar as mãos.
- A máscara deve cobrir a ponta do nariz e a boca e ser ajustada para ficar confortável.
- Devemos trocá-la quando estiver molhada, pois sua duração máxima é de 24 horas. Recomendando-se troca-la cada 4 horas quando a usamos constantemente, ou depois de retirada para beber ou comer. Deve ser retira por trás sem tocar a parte de frente, coloca-la em um recipiente com tampa e higienizar as mãos inmediatamente.
Uso incorreto:
Erros são cometidos quando você se preocupa ou se cansa da máscara, colocando-a em posições erradas, como sob o nariz ou completamente fora do rosto, descansando sob o queixo.
Você a usa solta, deixando parte do queixo ou nariz exposto, ou a reutiliza independentemente das restrições. Essas ações expõem você a um risco maior de contágio.
Tratamento após o uso:
As máscaras cirúrgicas ou médicas não são reutilizáveis; portanto, elas devem ser removidas quando molhadas ou quando você mudar de local, por exemplo, de um local público para a casa, e devem ser removidas por trás (sem tocar na frente). Devemos depositá-lo em um recipiente com tampa e imediatamente realizar a higiene das mãos.
No caso da máscara de pano, que obedece aos protocolos de elaboração das entidades de saúde e que são utilizadas por um curto período de tempo, por exemplo, quando precisamos sair para a vinícola ou a farmácia. Eles podem ser lavados, desinfetados, colocados ao sol e ferro.
Este é o espisódio 5 de uma sequência de textos do mês de Julho fazem parte de uma série de podcasts sobre Ambiente e Cotidiano, disponíveis no link https://www.spreaker.com/show/ambiente-e-cotidianidade
Versión en español página 2.