No dia 15 de Outubro é comemorado o Dia do professor e pensando em uma forma de homenagear esse profissional o blog LimnoNews fará o mês da educação. No mês de outubro teremos 5 textos sobre educação desde a pesquisa em educação até a experiência vivida de diferentes professoras que nos deram o privilégio de compartilhar suas pesquisas, experiências, dicas e sua paixão por essa área tão importante para a formação da nossa sociedade. Convidamos vocês a virem no blog em todas as quintas feiras de Outubro para privilegiar essas profissionais. Em nome do Blog LimnoNews desejamos parabéns a todos os professores e profissionais de educação desse país.
Equipe do Blog LimnoNews 2020
Meu nome é Alynne Oliveira e eu faço parte do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Ensino de Ciências (GPEAEC) do Laboratório de Limnologia da UFRJ. Sou aluna de iniciação científica desde o início de 2019 e desde então tenho tido diversas oportunidades que nunca pensei que um dia iria ter.
Além de desenvolver pesquisas na área da educação ambiental e do ensino de ciências, o GPEAEC também constrói e realiza diversas atividades de extensão em espaços formais e informais de educação através de projetos e parcerias. Essas características me permitiram adquirir experiência tanto na produção de textos acadêmicos quanto na produção de modelos didáticos de ensino contemplando dois aspectos importantíssimos para minha vida profissional: a pesquisa e o ensino.
É importante ressaltar que todas as atividades que realizamos são desenvolvidas em coletivo. Isso com certeza foi um desafio para mim no início, mas atualmente consigo lidar de forma natural. Posso dizer que isso foi uma das principais competências a qual pude desenvolver como parte do grupo. Outro aspecto que pude aprimorar é a leitura de textos acadêmicos. O GPEAEC tem reuniões semanais onde discutimos textos sobre diversas temáticas: sustentabilidade, educação ambiental, formas alternativas ao desenvolvimento, análise crítica do discurso e outros. Essas reuniões de certa forma me ajudaram a melhorar minha compreensão dessa dita linguagem científica, e consequentemente a minha escrita.
Ao longo da minha trajetória de aprendizado no laboratório pude perceber minha aptidão e interesse pela produção de materiais educativos no geral, mas principalmente materiais audiovisuais que tem sido atualmente o meu foco de trabalho. Vocês podem assistir alguns dos vídeos produzidos pelo grupo lá no nosso canal do Youtube (@LimnologiaUFRJ). Além dos vídeos, também tive a oportunidade de participar dos processos criativos de elaboração de jogos, oficinas, atividades entre outros.
A produção do jogo “Vida na Lagoa da Mata” foi extremamente enriquecedora e cansativa também, mas valeu muito apena ver tudo saindo do papel e lembrar que eu ajudei nesse processo. O jogo é similar a um jogo da memória, e foi instalado na Floresta Nacional de Carajás (PA), onde o laboratório também realiza pesquisas e projetos com o apoio da Vale. Depois de pronto fizemos um formulário avaliativo que foi preenchido por educadores ambientais locais para obter um feedback quanto a qualidade do jogo. A análise desses formulários foi feita e apresentada na Semana de Integração Acadêmica (SIAC), juntamente com outra IC. A ideia é melhorar ainda mais o jogo a partir das avaliações.
Também teve a oficina “Sustentabilidade: ser ou não ser, eis a questão”. Essa oficina foi reformulada, a partir de outra também produzida pelo GPEAEC, introduzindo as temáticas da sustentabilidade e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Realizamos essa oficina em duas escolas públicas municipais localizadas no bairro de Olaria. Após momentos de discussões em grupo, os alunos foram convidados a representar através de um desenho a seguinte pergunta “O que você faria para tornar o mundo um lugar mais sustentável?”. E foi a partir da análise desses desenhos, com o auxílio do professor visitante Cristian Merino da PUC do Chile e da professora Laísa Freire, minha orientadora, que iniciamos a escrita de um artigo durante a pandemia.
O artigo “Una mirada crítica a los objetivos de desarrollo sostenible a partir de una experiencia realizada por estudiantes de primaria: ¿ser o no ser, esa es la cuestión?” foi aceito recentemente pela revista Pensamiento Educativo. Nem consigo acreditar que eu participei do processo de escrita de um artigo que já já irá ser publicado, muito menos no fato de que eu sou a primeira autora. E mais uma vez sou grata pela grande oportunidade de ser uma aluna de IC.
Produção de uma oficina incrível; participação em semana acadêmica; animais de feltro costurados a mão; produção de artigo a nível internacional; sorriso de crianças ao aprenderem um conceito novo; e-mail aceitando trabalho; e-mail recusando trabalho; montar e desmontar a barraca utilizada no modelo da “Lagoa 3D: um mergulho diferente”; realização das nossas atividades em um protesto em prol da educação; workshop da limnologia; defesas de doutorado; defesas de mestrado; confraternização; conversas aleatórias ou nem tanto na hora do almoço; filmagem e edição de vídeos. Essas foram algumas das memórias que eu pude resgatar quando fui convidada para descrever a minha experiência como aluna de iniciação científica desse laboratório. Cada uma delas foram de extrema importância para a minha formação quanto professora e pesquisadora. Meu sentimento predominante é gratidão.
Parabéns Alynne!!
Parabéns 👏👏 alynne vc vai longe
Parabéns, Alynne! 🙂
Oi Alynne, que belo texto. Já havia lido rapidamente e agora achei um tempinho para voltar aqui, tão impressionado que fiquei. Gostei tanto de ver como você foi captando, absorvendo e participando da complexidade do nosso laboratório e dali tirando coisas para a sua autoconstrução como professora e pesquisadora, mas também deixando um monte de coisas para nós que estamos à sua volta. De sorrisos a ideias, de materiais a realizações, um monte de coisas. Uma frase em especial eu li muitas vezes: “É importante ressaltar que todas as atividades que realizamos são desenvolvidas em coletivo.” Você não sabe como isto me deixou feliz. Pra mim é o que mais conta de tudo que temos feito, é minha principal luta ao longo dos últimos 35 anos. Parabéns pela vibração do seu texto e obrigado por me proporcionar isto, você será, se assim escolher, uma excelente educadora e igualmente uma excelente pesquisadora, afinal, já tem um artigo internacional. É mesmo muito lindo.