LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

Mês da Educação: Vivências de uma aluna de IC

alynneoli por alynneoli
06/09/2024
in Educação
4
Limnonews – Limnologia UFRJ
Share on FacebookShare on Whatsapp

No dia 15 de Outubro é comemorado o Dia do professor e pensando em uma forma de homenagear esse profissional o blog LimnoNews fará o mês da educação. No mês de outubro teremos 5 textos sobre educação desde a pesquisa em educação até a experiência vivida de diferentes professoras que nos deram o privilégio de compartilhar suas pesquisas, experiências, dicas e sua paixão por essa área tão importante para a formação da nossa sociedade. Convidamos vocês a virem no blog em todas as quintas feiras de Outubro para privilegiar essas profissionais. Em nome do Blog LimnoNews desejamos parabéns a todos os professores e profissionais de educação desse país.

Equipe do Blog LimnoNews 2020

Meu nome é Alynne Oliveira e eu faço parte do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Ensino de Ciências (GPEAEC) do Laboratório de Limnologia da UFRJ. Sou aluna de iniciação científica desde o início de 2019 e desde então tenho tido diversas oportunidades que nunca pensei que um dia iria ter.

Além de desenvolver pesquisas na área da educação ambiental e do ensino de ciências, o GPEAEC também constrói e realiza diversas atividades de extensão em espaços formais e informais de educação através de projetos e parcerias. Essas características me permitiram adquirir experiência tanto na produção de textos acadêmicos quanto na produção de modelos didáticos de ensino contemplando dois aspectos importantíssimos para minha vida profissional: a pesquisa e o ensino.

É importante ressaltar que todas as atividades que realizamos são desenvolvidas em coletivo. Isso com certeza foi um desafio para mim no início, mas atualmente consigo lidar de forma natural. Posso dizer que isso foi uma das principais competências a qual pude desenvolver como parte do grupo. Outro aspecto que pude aprimorar é a leitura de textos acadêmicos. O GPEAEC tem reuniões semanais onde discutimos textos sobre diversas temáticas: sustentabilidade, educação ambiental, formas alternativas ao desenvolvimento, análise crítica do discurso e outros. Essas reuniões de certa forma me ajudaram a melhorar minha compreensão dessa dita linguagem científica, e consequentemente a minha escrita.

Ao longo da minha trajetória de aprendizado no laboratório pude perceber minha aptidão e interesse pela produção de materiais educativos no geral, mas principalmente materiais audiovisuais que tem sido atualmente o meu foco de trabalho. Vocês podem assistir alguns dos vídeos produzidos pelo grupo lá no nosso canal do Youtube (@LimnologiaUFRJ). Além dos vídeos, também tive a oportunidade de participar dos processos criativos de elaboração de jogos, oficinas, atividades entre outros.

A produção do jogo “Vida na Lagoa da Mata” foi extremamente enriquecedora e cansativa também, mas valeu muito apena ver tudo saindo do papel e lembrar que eu ajudei nesse processo. O jogo é similar a um jogo da memória, e foi instalado na Floresta Nacional de Carajás (PA), onde o laboratório também realiza pesquisas e projetos com o apoio da Vale. Depois de pronto fizemos um formulário avaliativo que foi preenchido por educadores ambientais locais para obter um feedback quanto a qualidade do jogo. A análise desses formulários foi feita e apresentada na Semana de Integração Acadêmica (SIAC), juntamente com outra IC. A ideia é melhorar ainda mais o jogo a partir das avaliações.

Figura 1: Frente do jogo “Vida na Lagoa da Mata”, localizado na Trilha da Lagoa da Mata

Também teve a oficina “Sustentabilidade: ser ou não ser, eis a questão”. Essa oficina foi reformulada, a partir de outra também produzida pelo GPEAEC, introduzindo as temáticas da sustentabilidade e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Realizamos essa oficina em duas escolas públicas municipais localizadas no bairro de Olaria. Após momentos de discussões em grupo, os alunos foram convidados a representar através de um desenho a seguinte pergunta “O que você faria para tornar o mundo um lugar mais sustentável?”. E foi a partir da análise desses desenhos, com o auxílio do professor visitante Cristian Merino da PUC do Chile e da professora Laísa Freire, minha orientadora, que iniciamos a escrita de um artigo durante a pandemia.

Figura 2: Realização da oficina “Sustentabilidade: ser ou não ser, eis a questão” na Escola Municipal Odilon de Andrade

O artigo “Una mirada crítica a los objetivos de desarrollo sostenible a partir de una experiencia realizada por estudiantes de primaria: ¿ser o no ser, esa es la cuestión?” foi aceito recentemente pela revista Pensamiento Educativo. Nem consigo acreditar que eu participei do processo de escrita de um artigo que já já irá ser publicado, muito menos no fato de que eu sou a primeira autora. E mais uma vez sou grata pela grande oportunidade de ser uma aluna de IC.

Produção de uma oficina incrível; participação em semana acadêmica; animais de feltro costurados a mão; produção de artigo a nível internacional; sorriso de crianças ao aprenderem um conceito novo; e-mail aceitando trabalho; e-mail recusando trabalho; montar e desmontar a barraca utilizada no modelo da “Lagoa 3D: um mergulho diferente”; realização das nossas atividades em um protesto em prol da educação; workshop da limnologia; defesas de doutorado; defesas de mestrado; confraternização; conversas aleatórias ou nem tanto na hora do almoço; filmagem e edição de vídeos. Essas foram algumas das memórias que eu pude resgatar quando fui convidada para descrever a minha experiência como aluna de iniciação científica desse laboratório. Cada uma delas foram de extrema importância para a minha formação quanto professora e pesquisadora. Meu sentimento predominante é gratidão.

Previous Post

Aquário como ferramenta de ensino na educação básica: Perspectivas de uma experiência em Iniciação Científica Jr.

Próximo Post

[Mês da Educação] Ser Professor: breves reflexões sobre minha vida e minha práxis

alynneoli

alynneoli

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
[Mês da Educação] Ser Professor: breves reflexões sobre minha vida e minha práxis

[Mês da Educação] Ser Professor: breves reflexões sobre minha vida e minha práxis

Comments 4

  1. Laísa says:
    5 anos ago

    Parabéns Alynne!!

    Responder
  2. joselia.oli.matos@gmail.com says:
    5 anos ago

    Parabéns 👏👏 alynne vc vai longe

    Responder
  3. Kelly Pinheiro says:
    5 anos ago

    Parabéns, Alynne! 🙂

    Responder
  4. rbozelli says:
    5 anos ago

    Oi Alynne, que belo texto. Já havia lido rapidamente e agora achei um tempinho para voltar aqui, tão impressionado que fiquei. Gostei tanto de ver como você foi captando, absorvendo e participando da complexidade do nosso laboratório e dali tirando coisas para a sua autoconstrução como professora e pesquisadora, mas também deixando um monte de coisas para nós que estamos à sua volta. De sorrisos a ideias, de materiais a realizações, um monte de coisas. Uma frase em especial eu li muitas vezes: “É importante ressaltar que todas as atividades que realizamos são desenvolvidas em coletivo.” Você não sabe como isto me deixou feliz. Pra mim é o que mais conta de tudo que temos feito, é minha principal luta ao longo dos últimos 35 anos. Parabéns pela vibração do seu texto e obrigado por me proporcionar isto, você será, se assim escolher, uma excelente educadora e igualmente uma excelente pesquisadora, afinal, já tem um artigo internacional. É mesmo muito lindo.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Archives

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • setembro 2022
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • janeiro 2020
  • julho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • fevereiro 2019
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Categories

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade
Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';