LimnoNews
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas
No Result
View All Result
LimnoNews
No Result
View All Result

[Mês da Educação] Ser Professor: breves reflexões sobre minha vida e minha práxis

Laísa por Laísa
06/09/2024
in Educação
3
[Mês da Educação] Ser Professor: breves reflexões sobre minha vida e minha práxis
Share on FacebookShare on Whatsapp

No dia 15 de Outubro é comemorado o Dia do professor e, pensando em uma forma de homenagear esse profissional, o blog LimnoNews fará o mês da educação. No mês de outubro, teremos 5 textos sobre educação, desde a pesquisa em educação até a experiência vivida de diferentes professoras que nos deram o privilégio de compartilhar suas pesquisas, experiências, dicas e sua paixão por essa área tão importante para a formação da nossa sociedade. Convidamos vocês a virem no blog em todas as quintas feiras de Outubro para privilegiar essas profissionais. Em nome do Blog LimnoNews desejamos parabéns a todos os professores e profissionais de educação desse país.

Equipe do Blog LimnoNews 2020

Quem se lembra daquele professor@ inesquecível por suas aulas incríveis que te estimularam e te inspiram até hoje? Quem se lembra daquele professor@ legal que continuou te ajudando a superar as dificuldades ou daquele que pegava no pé e te fazia ir além? Daquele professor que te inspira até hoje?! No mês dos professores vamos conversar um pouco sobre ser professor@!

Professor@s inspiradores

Fonte: Luiz Guilherme e Conesul News.

Na minha trajetória tive professores marcantes que contribuíram inclusive para que eu escolhesse a carreira na biologia. Hoje posso arriscar a dizer que meu encantamento pela biologia começou pelos professores, por conta de como os professores que tive me apresentaram a biologia. Certamente a minha professora da sexta série (atual sétimo ano) Evelyn faz parte disso, seguramente professores da Escola Técnica Federal de Química fazem parte disso, lembro aqui da Luiza Murad e Valéria Fernandes (atualmente professora na UFES). Cada vez que Valéria encontrava uma alga no microscópio ela vibrava! A profa. Luiza chegou a nos levar para um final de semana em sua casa de praia em Armação de Búzios como prêmio pelo primeiro lugar no projeto apresentado na Feira de Química da ETFQ (atual IFRJ).

Professores na UFRJ que me faziam pensar, que me desafiavam a cada dia a me relacionar com o conhecimento a partir de visões críticas… pensar a química, pensar a matemática, pensar a biologia, pensar a vida e pensar a educação… Professoras Isabela Delgado, Isabel Martins e Mariona Espinet já na pós-graduação… Outros já não lembro nomes, mas sim suas ações e ensinamentos, a professora de língua portuguesa na escola que me apresentou Eduardo Galeano… a profa. chilena que me fez amar o espanhol, agradeço…agradeço… E claro não poderia deixar de agradecer a meus eternos professores deste laboratório Francisco Esteves, Deia Maria e Reinaldo Bozelli por acompanharem de perto minha caminhada, minhas transformações e desenvolvimento: a eles minha homenagem e minha eterna gratidão! Desde cedo eu já estava aprendendo a ser professora, mas não sabia ou não tinha me dado conta!

Hoje a professora sou eu e busco continuar o legado desse ofício que tanto nos move e nos encanta.

Mas ser professor no mundo contemporâneo tem inúmeros desafios que vão desde a precarização da profissão docente, passando pelos embates constantes na luta por melhores condições de trabalho ao status do conhecimento em tempos de negacionismos e avanços da ultradireita. Muitos desafios contemporâneos estão postos pela capacidade de transformação social que o professor@ pode ter bem como pela capacidade de inventar novos mundos, mais críticos, mais justos e menos desiguais.

Fonte: Youtube – Homenagem aos professores (2019)

Eu, na Mobilização 15M.

Identidade de professor@
Quando nos referimos a ser professor@ trazemos aspectos relacionados às identidades e vou recuperar aqui, de modo breve, algumas questões teóricas que são parte de um livro que “está no forno” com colaboradores da Colômbia e do México.

A identidade profissional de professor@ é um tema recorrente nas pesquisas sobre formação de professores (Sayago Quintana, Chacón Corzo e Rojas de Rojas, 2008; Nunes, 2001) e sobre formação de professores de ciências (Siry e Lara, 2012; Aristizabal e García -Martínez, 2017). Atualmente, na pesquisa em ensino, se discute que o trabalho de professor@ não é classificado necessariamente como vocação, como se costuma dizer por aí. Há uma construção de uma visão de profissionalização do processo de ensino, renovando o fundamento epistemológico de ser professor e ser educador (Tardif, 2000; Tardif, 2010). Talvez, aprofundar-se em indagações sobre a prática docente na busca de teorias que a expliquem, possa ser uma forma de levantar pesquisas sobre a práxis profissional do professor à luz das abordagens que preconizam uma relação teoria-prática orientada da prática para a teoria. Para Nóvoa (2009), a preparação para a profissão docente deve ser construída na prática, a partir das vivências dos professores, tendo em consideração vários aspectos como o público para o qual vai trabalhar este educador, a sua história de vida e as suas relações com outros profissionais. Assim, a formação do professor vai além da formação acadêmica e considera o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional da profissão
docente (Nunes, 2001).

Outro limite dessa discussão diz respeito às pesquisas que contribuem para desvelar as bases do conhecimento profissional pautado na noção de identidade estática, como algo a ser construído e alcançado (Rodrigues e Mogarro, 2020). Por outro lado, dialogamos mais com a noção de identidade como interpretação e reinterpretação de experiências nos diferentes contextos em que se movimentam os professores (Rocha e Malheiro, 2019; Siry e Lara, 2012). Esta última acepção pode contribuir com ideias em relação aos desafios contemporâneos de ser professor. Para isso, é necessário considerar que as fronteiras do trabalho do professor se confundem entre o tempo e o espaço, características da modernidade tardia (ver Giddens, 1991), alterando as relações sociais e as identidades, ainda mais agora, em plena pandemia, onde muitos professores estão em trabalho remoto, sacrificando seus espaços privados pela relação laboral.

O que propomos como reflexão e pesquisa (pois pesquiso com a formação de professores) é um diálogo com abordagens que procuram conceber a noção de identidade como algo inacabado, fragmentado ou antagônico (Hall, 2000; Giddens, 1991) no processo de ser professor (Aguiar, 2006); identificar-se como docente frente aos desafios que a contemporaneidade nos oferece. Consideramos os desafios que os tempos atuais nos oferecem a partir das constantes mudanças nas relações sociais; no papel da escola; da universidade e da ciência.

Eu professora…
Considerando os diálogos com as identidades móveis e inacabadas, faço o exercício aqui de me perguntar, quando me tornei professora? Certamente não foi no dia em que terminei a graduação ou recebi o meu diploma de licenciada em Ciências Biológicas, ainda que tivesse desde aquele momento as possibilidades legais do exercício da profissão… Fui me tornando professora antes mesmo…me torno depois também!

Fui me tornando professora nas diversas vezes em que entrei em espaços educativos, em que participei de projetos de docência… Na vez em que assumi pela primeira vez uma turma e entrei em uma sala de aula, como na escola de pescadores em Macaé, com aquele frio na barriga e, logo após a tensão inicial, eu senti a satisfação em estar ali, estar plena por ensinar, por me envolver…. Fui me tornado professora na medida em que eu podia refletir sobre: os objetivos de aprendizagem; como posso trabalhar os conteúdos da biologia e áreas afins de forma que façam sentido aos alunos e os motivem; como posso considerar aspectos contextuais e conjunturais do ensino… Em síntese, até hoje sinto que estou me tornando professora em algum aspecto. Sinto que quero mais… quero inspirar, quero motivar, quero viver infinitas experiências docentes! Ainda que o momento particular que vivemos na pandemia seja esgotador!

Atualmente tenho me envolvido com a formação de professores na graduação em Ciências Biológicas, com a pesquisa sobre a formação de professores de ciências na linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), com a formação de professores no PROFBIO – mestrado em rede nacional – com a formação inicial de professores no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID/UFRJ) e com a formação de pesquisadores que tem como objetos de pesquisa a relação entre a educação ambiental e a formação docente.

Apresentação de pôster na SIAC – PIBID/UFRJ

Grupo de pesquisa – Laboratório de Limnologia

E você, quando se tornou professor?

Referências Bibliográficas

  • Aguiar, M. C. C.(2006). Implicações da formação continuada para a construção da identidade docente. Psicologia da Educação, 23:155-173.
  • Aristizabal, A. & García-Martínez, Á. (2012). Construcción de la identidad profesional docente: ¿posibilidad o utopía? Revista EDUCyT.
  • Giddens, A. (1991). Modernity and self-identity: Self and society in the late modern age.
  • Hall, S. A (2000) Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz da Silva e Guacira.
  • Nunes, C.M. F. (2001). Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, 22(74): 27-42. https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100003
  • Rocha, C. J. T. & Malheiro, J. M. S. (2019). Narrativas identitárias em experiência de transformação e desenvolvimento profissional docente. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, 14(3): 986-1000p. doi: 10.21723/riaee.v14i3.11836
  • Rodrigues, F. A., & Mogarro, M. J. (2020). Imagens de identidade profissional de futuros professores. Revista Brasileira de Educação, 25, e250004
  • Sayago Quintana, Zoraida B.; Chacón Corzo, María A. y Rojas de Rojas, Morelba E. (2008). Construcción de la identidad profesional docente en estudiantes universitarios. Educere, 12 (42): 551-561.
  • Siry, C. & Lara, J. (2012). “I didn’t know water could be so messy”: Coteaching in elementary teacher education and the production of identity for a new teacher of science. Cultural Studies of Science Education, 7: 1-30.
  • Tardif, M. (2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, 13: 5-24.
  • Tardif, M. (2010). Saberes Docentes e Formação Profissional. 11.ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Previous Post

Mês da Educação: Vivências de uma aluna de IC

Próximo Post

[Mês da Educação] Ser Professor

Laísa

Laísa

Related Posts

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade
Ciência

Pulando os altos muros da Universidade: a visão de um professor universitário iletrado em comunicação com a sociedade

março 24, 2025
O que nos move na ciência e na vida?
Educação

O que nos move na ciência e na vida?

março 18, 2025
Uma carta de nossas editoras
Educação

Uma carta de nossas editoras

março 18, 2025
O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?
Ciência

O que é o ambiente afinal? Ou melhor, como nós o vivenciamos?

fevereiro 3, 2025
Limnonews – Limnologia UFRJ
Educação

[Mês da Consciência Negra] Entendendo a trajetória educacional de uma preta à luz da Ecologia

setembro 6, 2024
[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores
Educação

[Mês da Educação] Um educador que inspira outros educadores

setembro 6, 2024
Próximo Post
[Mês da Educação] Ser Professor

[Mês da Educação] Ser Professor

Comments 3

  1. alynneoli says:
    5 anos ago

    Realmente pude sentir daqui o amor pela profissão. Os professores possuem esse incrível potencial de literalmente transformar vidas. Obrigada por participar da minha trajetória Profa. Laísa.

    Responder
  2. rbozelli says:
    5 anos ago

    Bonito Professora. Acho muito interessante refletir sobre este tema que é carregado de romantismo e sobrecarregado de desafios. E com mais frequência vejo os desafios sobrepujando os momentos de deleite. Parece que só professores enxergam a importância de ser professor. Acho que ainda não me tornei professor e por isto queria recomeçar, mas podendo usar um pouco do que hoje sou.
    Parabéns pelas breves reflexões.

    Responder
  3. Kelly Pinheiro says:
    5 anos ago

    Professora, excelente reflexão. Acho que é justamente isso, em cada espaço educativo que adentramos vamos nos tornando professores.
    Muitos são os desafios mas, não desistimos ao contrário seguimos nos reinventando.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Archives

  • maio 2025
  • abril 2025
  • março 2025
  • fevereiro 2025
  • setembro 2022
  • março 2021
  • fevereiro 2021
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • setembro 2020
  • agosto 2020
  • julho 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • janeiro 2020
  • julho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • fevereiro 2019
  • novembro 2018
  • outubro 2018
  • setembro 2018
  • agosto 2018
  • julho 2018
  • junho 2018
  • maio 2018
  • abril 2018
  • março 2018
  • fevereiro 2018
  • janeiro 2018
  • dezembro 2017
  • novembro 2017
  • outubro 2017
  • setembro 2017
  • agosto 2017
  • julho 2017
  • junho 2017
  • maio 2017
  • abril 2017
  • março 2017
  • fevereiro 2017
  • janeiro 2017
  • dezembro 2016
  • novembro 2016
  • outubro 2016
  • setembro 2016
  • julho 2016
  • junho 2016
  • maio 2016
  • abril 2016
  • março 2016
  • fevereiro 2016
  • janeiro 2016
  • novembro 2015
  • outubro 2015
  • setembro 2015
  • agosto 2015
  • julho 2015
  • junho 2015
  • maio 2015
  • abril 2015
  • março 2015
  • fevereiro 2015
  • janeiro 2015
  • dezembro 2014
  • novembro 2014
  • outubro 2014
  • setembro 2014
  • agosto 2014
  • julho 2014
  • junho 2014
  • maio 2014
  • abril 2014
  • março 2014
  • fevereiro 2014
  • janeiro 2014
  • dezembro 2013
  • novembro 2013
  • outubro 2013
  • setembro 2013
  • agosto 2013
  • julho 2013
  • junho 2013
  • maio 2013
  • abril 2013
  • março 2013
  • fevereiro 2013
  • janeiro 2013

Categories

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade

Categorias

  • Ciência
  • Ecologia
  • Ecossistemas
  • Educação
  • Encontro Científico
  • Limnologia
  • LimnoNews
  • Meio Ambiente
  • Mudanças Climáticas
  • Relatos de Experiência
  • Sustentabilidade
Newsletter
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros

LimnoNews | Limnologia UFRJ

No Result
View All Result
  • Sobre Nós
  • Ciência
  • Ecologia
  • Educação
  • Limnologia
  • Meio Ambiente
  • Sustentabilidade
  • Outros
    • Encontro Científico
    • Mudanças Climáticas
    • Relatos de Experiência
    • Ecossistemas

LimnoNews | Limnologia UFRJ

missav';