A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2014 ocorrerá entre 13 e 19 de outubro em todo território nacional, com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. O objetivo principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T). Esse ano é a 11° edição da SNCT.
De acordo com as informações no site da SNCT 2014 a temática escolhida é uma grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais que vivemos hoje em todas as áreas da sociedade brasileira. O tema visa estimular as instituições a abordar a C&T na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano. A expectativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é que este ano supere as edições anteriores em relação a ações e parceiros envolvidos. Em 2013 foram realizadas quase 34.000 atividades, com a mobilização de 1.079 parceiros em 740 cidades (Fonte: http://semanact.mcti.gov.br/web/snct2014).
O Laboratório de Limnologia/UFRJ vem participando da SNCT preocupado em discutir problemáticas relacionadas à água (fig.1).
Neste ano o tema das atividades é “Vida na água, água na vida” integrada à exposição Biodiversidade e Sociedade do Instituto de Biologia. A exposição será na Reitoria, nos dias 14, 15, 16 e 17 de outubro de 2014, de 9h às 17h. Buscaremos discutir de forma lúdica a água na nossa sociedade, entendendo a água como elemento essencial para a vida não só humana, mas de todos os seres vivos, sendo um bem de uso público e passível de gestão.
A mostra vem sendo planejada e elaborada por estudantes de iniciação científica e estudantes de iniciação à extensão, com a colaboração de alunos da pós-graduação, técnicos e professores do Laboratório de Limnologia desde junho de 2014. Nos reunimos todas as segundas-feiras, de 9:00 as 16:00h, visando o aprofundamento teórico e a confecção dos materiais que serão utilizados nos dias da SNCT. Grande parte do material está sendo confeccionado artesanalmente e somarão aos aparatos tecnológicos, como microscópios, no dia do evento.
Visamos exemplificar a biodiversidade existente em lagoas costeiras do Brasil, bem como discutir usos humanos dos ambientes aquáticos, explorando diferentes sentidos, como: paladar, tato, visão e audição. Durante a exposição, o visitante poderá observar organismos no microscópio, montar uma molécula de água comestível, participar de atividades de adivinhação e conhecer infográficos sobre os gastos de água na produção, consumo e descarte de materiais que usamos cotidianamente. Através dessas atividades os visitantes serão levados a refletir sobre fatores que geram perda de biodiversidade dos ecossistemas aquáticos, tais como, degradação de habitats, espécies invasoras, poluição química e orgânica, entre outros.
Buscando quebrar o paradigma de que a escola é quem vem até a universidade, este ano, nossa proposta foi levar a universidade para dentro de duas escolas que participarão da SNCT. Para isso, iniciamos uma parceria com dois professores de ciências de escolas municipais do Rio de Janeiro (E. M. Dilermando Cruz e E. M. Engenheiro Gastão Rangel), desenvolvendo dentro do espaço escolar atividades que estarão presentes na SNCT. Os professores parceiros avaliaram e apontaram possibilidades de integração curricular da problemática discutida durante as atividades.
Na E. M. Dilermando Cruz, aproximadamente, 35 alunos participaram da atividade “O valor real das coisas” (atividade que recebeu 2° lugar no Prêmio Luísa Pinho Sartori 2014, na categoria extensão). Já na E. M. Engenheiro Gastão Rangel, cerca de 150 alunos, montaram moléculas d’água comestíveis, observaram um destilador, discutiram sobre a gestão da água, entre outras atividades.
Entendemos que nossas ações contribuem para a integração da universidade com a escola a partir da perspectiva de que o universo escolar possui especificidades, como horários e rotinas próprias, bem como formas diferentes de produção de conhecimento. Essa relação estabelecida possibilitou contemplar não só o discurso científico, mas também o pedagógico, por meio de ações conjuntas de divulgação científica, tornando esta ação extensionista mais próxima a uma via de mão dupla.
Impressões de alguns monitores pós-atividade na E. M. Dilermando Cruz, dia 12/09/2014:
“Considero a atividade realizada hoje um grande ganho para essa primeira etapa da ação, pois nos permitiu formular olhares do que teremos na SNCT”. Monitor A
“Os alunos foram muito receptivos e participativos, ficavam admirados com a quantidade de água necessária para fabricação, transporte e venda de materiais do nosso dia-a-dia. Foi uma experiência incrível.” Monitor B
Assim, esperamos estimular por meio de uma exposição interativa e sensitiva o pensamento crítico sobre a temática desenvolvida.
Bom, por enquanto é isso…
Contamos com a presença de todos! Até lá.
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